quarta-feira, 24 de maio de 2017

O Talentoso Ripley

Foto do Livro.


Autora: Patricia Highsmith.
Tradução: Alvaro Hattnher.
Editora: Companhia das Letras.
Ano: 2012.

" Tom Ripley sobrevive de trambiques em Nova York. Certo dia, o milionário senhor Greenleaf o procura, supondo que seja um grande amigo de seu filho Dickie. Greenleaf lhe oferece uma viagem à Europa para tentar trazer Dickie de volta aos Estados Unidos -  o rapaz leva uma vida mansa no litoral italiano, longe da família. Na Itália, Ripley desenvolve uma relação doentia e sedutora com Dickie, que passa então a rejeitá-lo. Acuado, Ripley reage de forma imprevisível. O talentoso Ripley (1955) é um clássico da literatura policial. O livro ganhou duas versões para o cinema: com Alain Delon, em 1959, e com Matt Damon, em 1999."
   Resumo no Livro.

O que achei do Livro:

   Meu pai ama esse filme, mas pergunta se já o assisti? Não, não mesmo. Isso porque eu nunca gostei da capa do dvd, mas algum dia assistirei e lhes contarei se meu preconceito com a imagem do dvd foi tolo o suficiente. Eu sempre fiquei curiosa sobre a história, e então peguei esse livro emprestado da Biblioteca Pública aqui de São Paulo.  E confesso que gostei bastante, não sei se vou ler as continuações, mas se eu decidir ler, aposte em resenhas por aqui. 

   Tom Ripley é um vigarista, ele gosta de conseguir as coisas de maneira fácil, mesmo que precise quebrar as leis pra isso. Ele só não conta com a paranoia que ele desenvolveu por causa desses "pequenos" crimes. Ao descobrir que está sendo seguido por um senhor, Ripley logo imagina que ele está ali para prendê-lo, e ele nem tivera tempo de descontar os cheques roubados! Mas o que acontece é bem mais surpreendente, o milionário Greenleaf, pensa que Tom é um amigo próximo de seu único filho e herdeiro, e ele quer que o jovem rapaz vá para a Itália e convença Dickie, seu garoto, a voltar para casa. Já que a mãe dele estava doente, e Dickie nunca ia conseguir coisa alguma pintando quadros sem graça tão longe. Ele tinha um negócio para aprender. Tom logo percebe sua sorte grande quando o homem lhe oferece uma viagem e tudo pago para a Europa, com a única missão de recuperar o tolo de seu filho. 

   Se tem uma coisa que Tom é bom, é em enrolar e confundir as pessoas. Ele sempre consegue tirar proveito de qualquer coisa que lhe favoreça. Principalmente se houver dinheiro fácil envolvido. Ripley vai em busca de Dickie, ele só não contava com a rejeição do mesmo, nem em ter que conviver com Marge, uma amiga bem próxima do rapaz. E ele ainda ficou abismado em como eles eram ligeiramente parecidos. Sabendo que perderia sua chance de se aproximar de Dickie, Tom resolve contar a verdade pra ele sobre o porque dele estar ali na Itália. E o impressionante é que ele consegue convencê-lo e ser convidado para morar com ele na sua casa, assim eles poderiam se aproveitar do dinheiro do velho. Tom só não contava com Marge o tempo todo por perto, nem que ele teria verdadeira aversão por essa mulher. Afinal, quem ela achava que era para sufocar Dickie dessa forma? Dickie que seria bem melhor sem ela! Afinal ele estava ali.

   Tom e Dickie tem um relacionamento estranho, não dá parte de Dickie, mas da parte de Tom, Ripley começa a ter um forte sentimento de posse sobre o recente amigo. E ele fará de tudo para tê-lo só para si e talvez Dickie divida seu dinheiro com ele. 

   Recomendo muito esse livro, principalmente para vocês descobrirem a podridão que é a alma de Tom Ripley. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário