quarta-feira, 26 de julho de 2017

Distância de Resgate

Foto do Livro.


Autora: Samanta Schweblin.
Tradução: Ivone Benedetti.
Editora: Record.
Ano: 2016.

" 'Fico pensando se poderia acontecer comigo o que aconteceu com Carla. Sempre penso no pior. Agora mesmo estou calculando quanto demoraria para sair correndo do carro e chegar até Nina, se ela corresse de repente para a piscina e se atirasse. A isso dou o nome de 'distância de resgate', que é como chamo a distância variável que me separa de minha filha, e passo a metade do dia fazendo esse cálculo, embora sempre arrisque mais do que deveria.'
   Samanta Schweblin escreveu uma narrativa extraordinária e hipnótica, urgente e duradoura, que consegue nos manter inevitavelmente presos e mergulhados num universo ficcional perturbador."
   Resumo no Livro.

O que eu achei do Livro:

   Sabe aqueles livros que só de ver a capa já queremos ler? Esse foi um dos casos, amei a capa chamativa com as cores: vermelho e azul. E por que tinha vermes desenhados na capa? Havia uma relação com a história? Essas perguntas ficaram martelando na minha cabeça até que eu finalmente cedi e comprei o livro. E gente, me surpreendi e muito. Não só amei a história e a forma como a autora decidiu nos relatar os fatos mantendo o suspense e o mistério até o final, como também esse livro entrou para um dos meus favoritos do ano. Amei muito e sofri junto com a personagem principal também. 

   Uma das coisas que podem fazer as pessoas desistirem da leitura é que a história começa de uma maneira bem esquisita e sem fazer sentido nenhum. Isso porque a narrativa mistura passado/presente/futuro de uma forma que eu nunca vi igual. Ficamos nos perguntando: Ela está deitada, sentindo o tecido do lençol sem conseguir se levantar, conversando com um menino sobre "vermes" ou está ali vendo a vizinha tomar sol e depois chorar compulsivamente no carro dela? Onde essa mulher realmente está? Onde é a ação? Isso é o mistério da narrativa. Não sabemos qual das verdadeiras situações é o presente e está acontecendo e o que já ocorreu e ela só está lembrando. E o mais importante: quem é o menino com o qual ela está conversando? Por que a mãe do menino sente repulsa pelo filho? Nossa narradora quer saber a história por trás dessa rejeição a criança, assim como sabe que tem que manter a filha Nina sempre por perto. Para o caso de precisar salvá-la de algo. Distância de Resgate é o nome dessa "preparação para o socorro imediato"; é uma forma de criação que a família da protagonista passa de geração para geração. Ela sente que algo ruim vai acontecer, mas não sabe como. E não entende porque acha que essa "sensação" ruim que sente está ligada a vizinha Carla e seu filho estranho David. Não entende porque seu corpo está preparado para salvar sua filha Nina. Mas até o final da história ela entenderá e a gente também. Então se preparem para um final destruidor, mesmo. 

   Distância de Resgate é uma história maravilhosa, curtinha, com uma boa fonte para a leitura. Não dá pra eu falar muito sobre a história, porque cada pista é única. Mas acredito que vocês vão gostar tanto quanto eu. Recomendo muito. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário