sexta-feira, 18 de março de 2016

Ruas Estranhas

Uma coletânea de 16 histórias de fantasia urbana. 

Foto: Capa do Livro.


Editado por George R. R. Martin e Gardner Dozois.

Autores: Conn Iggulden, Charlaine Harris, Diana Gabaldon, Glen Cook, Patricia Briggs, S.M. Stirling, e outros grandes autores.

Editora: Casa da Palavra 

Ano: 2012.

   "Ruas Estranhas é uma coleção de 16 histórias de fantasia urbana na qual os editores George R.R. Martin e Gardner Dozois reúnem grandes nomes da literatura como Charlaine Harris, da série True Blood, Conn Iggulden, da série O imperador, Glen Cook, Patricia Briggs e Diana Gabaldon. 
   Nessas histórias, nascidas da imaginação de autores vencedores dos prêmios mais importantes do gênero, eles exploram mundos de vampiros sedutores, lobisomens assustadores, espíritos que ajudam humanos a solucionar mistérios, demônios, zumbis e outras criaturas que habitam nossos pesadelos. 
   Cuidado! O perigo está em cada esquina."
   Resumo no Livro. 

O que achei do Livro:

   Bom, pra começar tenho que informar que como todo livro de contos, sempre há os bons e os ruins, mesmo de autores consagrados. Me apaixonei por muitas histórias e outras achei tão aborrecidas que nem sequer terminei de ler o conto. Culpada dessa acusação, amigos! 
   De todo é um livro bom, com excelentes histórias. Vou falar um pouco sobre alguns contos que eu realmente gostei, pra que vocês tenham uma noção do que esperar desse livro.
   Primeiro que eu amo o jeito como a Charlaine escreve, amo a coleção Crônicas de Sookie Stackhouse e a série da menina que sabe como as pessoas morreram, só por pisar nas sepulturas. Mas o conto: "Morte por Dahlia", eu achei entediante. Sério. Não me perguntem o porquê. 
   Segundo: Segue abaixo um resuminho dos melhores contos que estão nesse livro, na minha modesta e conturbada opinião:

  - A Sombra que Sangra, de Joe R. Lansdale. (Gente, quando falam sobre blues eu já me arrepio. Sério. Imagino mesmo filmes sobre encruzilhada e tudo. E o autor conseguiu nesse conto nos deixar apreensivos pra caramba.) Richard é um detetive e tem a incumbência de encontrar Tootie, o irmão de uma mulher com quem ele já se relacionou. Ele não sabe onde o rapaz está, tudo o que sabe é que Tootie compôs uma música terrível, que faz com que as sombras se movam de uma maneira super estranha ao redor da pessoa que a escuta. Além de que a pessoa começa a passar mal, se sente triste e até mesmo dor. Através do embrulho no qual veio o disco com essa música, Richard consegue localizar o rapaz, e qual não é a surpresa dele quando percebe que Tootie vendeu a alma para poder tocar o melhor blues que podia? 
   Gente, esse conto e o demônio que saí da parede é assustador! 

- Estige e pedras, de Steven Saylor. (Um dos contos mais inteligentes que eu já li. Recomendo muito!) Tudo o que Gordianus  Antípatro de Sidon queriam era ver com os próprios olhos a Maravilhosa Babilônia. Queriam andar por tudo aquilo, observar os jardins suspensos, o Portão de Ishtar e todas as outras maravilhas das quais já estavam cansados de ouvirem falar. Ao chegar na Babilônia é claro que as coisas era muito diferentes. Primeiro que existiam mais muralhas e destroços do que a cidade que eles queriam ver e o pior, havia o lêmure que habitava o Antigo Templo de Ishtar. Uma maldição que matava todos os homens que se aproximavam. 
  
-A dama grita, de Conn Iggulden. (Fantasmas amigos. Fantasmas.) Nessa história acompanhamos um vigarista que se diz caçador de fantasmas. É engraçado, porque ele é um oportunista que ganha dinheiro dizendo que pode falar com os fantasmas de entes queridos e que tem uma mensagem para a pessoa em questão. E claro, ele antes faz a sua lição de casa. Só que isso já não dá mais dinheiro como antes, aí ele resolve colocar num jornal o anúncio de que é um caçador de fantasma. Isso mesmo, amigos. Se há um fantasma aí te incomodando com um milhão de barulhos, ele é o cara para tirar esse encosto da tua casa, hein. O pior, é quando ele percebe que realmente existem fantasmas e querem ser encontrados. E o mais engraçado é que ele consegue sair realmente caçando esses "seres" e os colecionando. Leiam, mesmo.

-O curioso caso do Deodand, de Lisa Tuttle. (Ah, eu amei. Simples assim.) Se você gosta de ler sobre os casos estranhos de Sherlock Holmes, você vai gostar desse conto. Só que no lugar do Watson, existe a Srta. Lane, uma jovem em busca de um serviço. Ela só não contava em se tornar assistente de um detetive, mas como precisava de um serviço, decidiu arriscar. No seu primeiro caso, eles percebem que o sobrenatural ronda a jovem Flora Bellamy, e que todos os pretendentes dela acabam morrendo de forma misteriosa. O que seria? Não, vou contar. 

   Bom, esses são os meus favoritos. Há muito mais, só que gosto, cada um tem o seu. Eu gostei mais desses, tem pessoas que vão gostar de outros. E por aí vai.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário