sexta-feira, 26 de maio de 2017

Tripulação de Esqueletos

Foto do Livro.


Autor: Stephen King.
Tradução: Louisa Ibañez.
Editora: Objetiva / Suma de Letras.
Ano: 2013.

" Nesta aterrorizante coletânea de contos, Stephen King nos mostra mais uma vez por que é um dos mais aclamados escritores da atualidade. Um contador de histórias por excelência, aqui ele revela o amplo leque de suas habilidades, transitando com desenvoltura pelo pavor causado por criaturas abomináveis e por um terror psicológico de gelar o sangue.
   Em 'O Nevoeiro', conto mais longo, uma misteriosa e espessa neblina se aproxima de uma cidadezinha do Maine, trazendo perigos que desafiam a razão humana. Pai e filho precisam enfrentar seus mais sombrios medos na esperança de que esse tormento tenha fim. No entanto, na insana luta por sobrevivência, os personagens perceberão que ficar na rua em meio às estranhas criaturas pode ser tão perigoso quanto ficar em um cômodo fechado com pessoas desconhecidas.
   Na prosa de Stephen King, os protagonistas se veem forçados a lidar com situações fantásticas em que o que está em jogo é a sanidade diante do inimaginável. Onde termina o pesadelo e começa a realidade? Até que ponto a mente humana pode suportar o terror? Embarque nesta jornada com Stephen King e descubra."
   Resumo no Livro.

O que achei do Livro:

   Devo dizer que tenho dificuldades em ler livros de contos, não porque não gosto deles. Gosto. Mas porque na maioria das vezes eu acho boa parte bem "ok" e o resto interessante. E qual não foi minha surpresa a amar esse livro de contos do King? Eu esperava gostar de alguns, mas não esperava gostar de praticamente todos. Então agora tenho que comprar a minha edição desse livro pra colocar na estante, já que essa que eu li é da Biblioteca.

   O conto que me levou a pegar esse livro pra ler, foi "O Nevoeiro", primeiro porque eu amo o filme baseado nele, e segundo porque queria saber se a maldita mulher que ficava pregando no supermercado também existia no livro. E acreditem, a bruxa velha existe e é bem pior! É claro que há algumas diferenças entre filme e livro, mas os dois são excelentes. E sim, eu preferi o final do conto. 

   Quem nunca teve pavor de um brinquedo que achou ou ganhou, não sabe como é sobreviver em casa fugindo do dito cujo, sem que ninguém perceba que você está apavorado com uma coisa supostamente "inanimada". Em "O Macaco", Hal Shelburn está apavorado com um brinquedo que achou na infância. Um macaquinho que é capaz de enlouquecer quem for seu dono. E que será capaz de matar só com uma batida dos seus "pratos". Agora Hal precisa livrar sua família desse mal. 

   Agora um dos contos mais amorzinho e que me deixou querendo um livro só dele, sim, mas acho que só eu compraria, é "O Atalho da Sra. Todd". Quando vi esse conto, não dei nada por ele. Mas quanto mais eu lia, mais apaixonada ficava. Pense em uma mulher que ama e conhece cada atalho de estradas não conhecidas por ninguém, só para não perder tempo com isso. E que a cada curva sente seu verdadeiro "Eu" florescer. (Leiam).

   "A Excursão", na minha opinião é o conto mais com cara de ficção científica do livro todo. E se você pudesse ir para Marte em questão de segundos/minutos através de teletransporte? Mas para isso teria que estar sedado e confiar no pessoal do governo para uma travessia segura?

  "O Processador de Palavras dos Deuses" é o típico conto que faz você ficar com medo das coisas que deseja para si. E se você tivesse uma máquina que tiraria ou traria o que você mais desejasse só utilizando poucas palavras?

   Um dos contos nesse livro me lembrou muito H.P. Lovecraft, de uma maneira muito boa. Chama-se "O Homem que não apertava mãos", e tratasse de um sujeito estranho que sofre uma maldição e torna-se um pária na sociedade. Qual a maldição dele? Descubra lendo.

  Quem nunca teve pavor de alguma pessoa estranha na família, não sabe o terror que o garotinho tem pela sua avó materna, no conto "Vovó". A mulher velha que tem acessos seria alguma coisa ruim? Ele ficaria a salvo até sua mãe voltar para casa? 

   E tem muito mais, é claro que tem uma nota no final do livro escrita pelo Stephen contando onde surgiu algumas ideias para alguns contos. Gostei bastante de ter lido e recomendo.


2 comentários: