terça-feira, 16 de maio de 2017

Escuridão Total Sem Estrelas

Fotos do Livro.


Autor: Stephen King.
Tradução: Viviane Diniz.
Editora: Objetiva / Suma de Letras.
Ano: 2015.

" Na ausência da luz, o mundo assume formas sombrias, distorcidas, tenebrosas. Os crimes parecem inevitáveis; as punições, insuportáveis; as cumplicidades, misteriosas. Os personagens destes quatro contos passam por momentos de escuridão total, quando não existe nada - bom senso, piedade, justiça ou estrelas - para guiá-los. Suas histórias representam o modo como lidamos com o mundo e como o mundo lida conosco. São narrativas fortes e, cada uma a seu modo, profundamente chocantes."
   Resumo no Livro.



O que eu achei do livro:

   Eu não leria esse livro tão cedo, principalmente pelo preço de capa dele, mas um amigo me emprestou e eu o li, até que rápido. Não é meu livro de contos favoritos do Stephen King, ainda gosto mais do livro "Pesadelos e Paisagens Noturnas", mas confesso que foi um dos livros que mais me incomodou ao ler, principalmente porque aquelas pessoas fictícias se parecem com as pessoas que convivemos diariamente. O limite de bondade e maldade é bem tênue. E confesso que muitas vezes ao assistirmos ao noticiário crimes piores do que estão contidos nesse livro são relatados. Então se você, meu amigo, vai ler essa obra, se prepare para descrições muito fortes. 

   No primeiro conto "1992" um agricultor teimoso cisma em ter e administrar as terras que a sua mulher ganhou de herança, mesmo sabendo que ela não queria mais viver ali naquela "fazenda" e preferisse abrir uma loja e morar na cidade. Esse desejo de poder que ele tem, faz com que o amor que ele julgava sentir pela esposa tornar-se ódio. E um ódio brutal, Tão brutal que ele vai convencer o próprio filho que a mãe dele merece morrer. Que isso seria justiça. 
   P.S.: Ah, esse conto me embrulhou o estômago diversas vezes, e se você tem pavor de ratos, cuidado ao lê-lo. E há muita cena de violência gratuita. 

    No segundo conto "Gigante ao Volante" uma escritora policial é vítima de abuso sexual ao voltar para casa por uma dica de "atalho" dada por uma bibliotecária. Quando o agressor julga que a matou, a deixa dentro de um "cano" e foge dali. Quando ela tem certeza de que ele foi embora, e depois de encontrar outros corpos de mulheres naquele lugar, Tess volta ao local do abuso para recuperar suas roupas e sair andando sem rumo até conseguir voltar pra casa. Ela irá relatar o abuso as autoridades ou vai se vingar da forma que puder para voltar a ser ela mesma? Isso vocês vão descobrir lendo.
   P.S.: No começo confesso que achei tudo meio bagunçado, mas conforme a leitura foi fluindo foi ficando melhor de ler. Achei o conto bem estranho e não acreditei em boa parte da trama, mas fluiu bem. 

   No terceiro conto "Extensão Justa" um homem com câncer terminal encontra um vendedor disposto a lhe conceder uma extensão de vida, desde que ele passe o "seu mal" para alguém que odeia. E para viver e porque não se vingar, Dave pede para que seu mal passe para seu amigo de infância. Ele tinha tudo o que Dave nunca teve, incluindo uma mulher que ele namorava na adolescência. E agora as coisas iam mudar.
   P.S.: É o menor conto do livro, mas o mais cruel, porque Dave não tem dó do amigo e da família desse cara, ele quer assistir a destruição até o final. 

   E finalmente no quarto e último conto "Um bom casamento", as coisas ficam feias em um casamento de 27 anos quando a mulher desconfia que seu carinhoso marido tem um terrível segredo. E que esse segredo pode acabar com toda a sua família.
   P.S.: Gostei desse conto, e fiquei chocada com o segredo desse cara. Foi um dos melhores na minha opinião.

P.P.S.: No final do livro Stephen King nos conta um pouco sobre o processo criativo desse livro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário