sábado, 15 de outubro de 2016

Memnoch

Foto do Livro.


As Crônicas Vampirescas Vol. 5.
Autora: Anne Rice.
Editora: Rocco.
Ano: 1997.

" Nas suas quatro primeiras crônicas vampirescas, Anne Rice evocou para nós mundos que são fantásticos e distantes, tornando-os vibrantes, reais e imediatos como o nosso. Agora, em Memnoch, seu romance mais ousado e misterioso, ela nos leva, com Lestat, até o mundo mítico que é mais importante para nós - o território da própria teologia."
   Resumo no Livro.

O que achei do Livro:

   Vocês pensaram que eu tinha desistido, não é? Mas o que acontece é que eu fui desleal e passei um monte de livros na frente. Mas o que importa é que estou de volta com os vampiros mais legais e profundos da literatura. E não é só isso: é um livro que chocou muita gente e que aliás adorei. Por que as pessoas ficaram tão chocadas com essa história? É isso que vou contar para vocês. Como é uma releitura, eu sabia de tudo, mas tive uma visão diferente. A primeira vez fiquei com medo de tudo o que eu li, e me lembro de ter discutido as ideias desse livro com a minha professora de filosofia do ensino médio. Agora que já sou adulta, ainda acho o livro mais impactante e o mais ousado da série toda. Principalmente porque chegou a hora de nosso amigo Lestat percorrer o céu e o inferno.

   Bom, como vocês já sabem: Lestat transformou David Talbot em um vampiro, um tempo depois do amigo idoso ter trocado de corpo com o Ladrão de Corpos e de estar aproveitando a vida. Agora nosso britânico ex-chefe da Talamasca, é um dos imortais e está percorrendo o mundo conhecendo os outros. É em uma dessas andanças que David é informado que Lestat o está chamando. - Pra quem não está familiarizado com as crônicas, o vampiro que transforma um mortal, não pode escutar seus pensamentos, nem invocar ou mandar alguma mensagem. - Ao encontrar seu amigo e criador em um restaurante em um grande hotel, David se assusta com o que Lestat tem a dizer. O Príncipe Moleque está apavorado porque acha que algo maligno o está perseguindo. Ele escuta barulhos de passos, conversas como se Deus e o Diabo estivessem discutindo sobre ele, alucinações e coisas do gênero. Sem contar que Lestat está perseguindo uma possível vítima há meses. Roger e a filha Dora viram o novo brinquedo do vampiro, que só está esperando o momento certo de beber o sangue do pai traficante da bela moça cristã. Mas a "coisa" que o persegue o está deixando apavorado. Ele está com um medo terrível dela. E por isso precisava de David ali, para não deixar aquilo pegá-lo.

   Quando Lestat finalmente consegue pegar Roger, um fato que ele não previra acontece: o fantasma do traficante vai procurá-lo, sem contar na estátua demoníaca com patas de bode que estava no "estúdio" dele. O que Roger quer é contar a história de sua vida para o vampiro, para que assim ele vire o protetor de sua adorada filha Dora. E o que acontece? Lestat enamora-se pelo fantasma e promete ajudar Dora no que ela desejar. 

  Quando ele vai até a morada da jovem, Lestat tem um encontro com um homem comum, que é uma das faces daquilo que o persegue. O que ele quer? Fazer uma proposta ao nosso vampiro, oferecer uma nova aventura. Lestat com medo de que aquilo machucasse a moça, decide conversar com ele depois. E num momento de descuido, Dora o vê e o acolhe como ele é, sem medo e sem julgamentos. 

   Por saber que Lestat iria colocar todos em perigo novamente, Armand vai ao seu encontro. E ele e David tentam fazer com que o rebelde vampiro desista de aceitar essa suposta aventura à pedido do Demônio. Mas Lestat está decidido a encarar mais essa e a ir do céu ao inferno para conhecer os dois lados da moeda.

   Uma aventura épica, chocante e desconstrutora de boa parte da história de Deus e seu primeiro anjo. A eterna briga pelos humanos. O choque entre culturas. E acima de tudo, essa história da criação sendo acompanhada por um bebedor de sangue. Um ser jurado à carne.

   Muito bom, recomendo. A única coisa ruim é que, meus amigos, como o Lestat está chorão nessa volume. Prefiro ele fazendo maldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário