domingo, 24 de julho de 2016

Deixe ela entrar

Fotos do Livro.


Autor: John Ajvide Lindqvist.
Editora: Globo Livros.
Ano: 2012.

" O jovem Oskar tem uma vida difícil. Primeiro, mora no subúrbio de Estocolmo com a mãe. depois, seu pai é um bêbado que nunca aparece em casa. Para completar, o garoto de doze anos é perseguido por uma gangue violenta de idiotas da escola. A história se passa nos melancólicos anos 1980 - das canções dark de bandas britânicas -, o que não costuma contribuir para a felicidade de ninguém. Mas Oskar tem uma boa amiga, Eli, sua vizinha. Eli é uma vampira."
   Resumo no livro.



O que achei do Livro: 
  
   Primoroso. Chocante e brutal. "Deixa ela entrar" vai perturbá-lo, não só por envolver seres sobrenaturais, mas também por retratar tão bem conflitos do nosso dia-a-dia: violência gratuita, bullying, pedofilia, dependências de drogas, conflitos familiares e solidão. Da primeira a última página você irá se emocionar e sofrer junto, não só com o Oskar, mas com quase todos os personagens. Cada um tem seus defeitos e suas virtudes. Então ao mesmo tempo em que odiamos, amamos. Não dá para perceber onde acaba um sentimento e começa o outro. Somente por isso acho que vocês deveriam dar uma chance para essa obra. 

   Oskar é um garoto de doze anos de idade, está para completar treze, e é uma pessoa solitária. Vive no subúrbio com a mãe e entrega panfletos para obter um pouco de dinheiro. Seu pai mora longe e sofre com a dependência de bebidas e imaturidade. Durante a leitura percebemos como o relacionamento entre os dois é superficial. A mãe dele trabalha e o tempo livre passa com o filho. E não desconfia que todos os dias ele sofre bullying na escola. E quando eu digo bullying, não é papeizinhos voando na direção dele e menosprezo, é tudo muito pesado. Os colegas de escola de Oskar batem nele, zoam, humilham e o perseguem de várias formas. E por medo da repercussão que teria se ele contasse para a mãe o que estava acontecendo, Oskar sofre sempre em silêncio. O mais chocante nisso tudo é descobrir como ele faz para descontar a raiva que sente: Oskar tem um caderno onde recorta todo tipo de notícia sobre homicídios e serial killers. Ele se imagina como um serial killer pronto para se vingar de todos os que fazem mal para ele. Por isso toda a noite sai para o parquinho e desconta toda a sua frustração esfaqueando árvores enquanto imagina que era os colegas de escola. E é desse jeito que ele conhece Eli. 

   Eli apareceu numa noite fria de inverno, sentada em um trepa-trepa. Ao ser flagrado esfaqueando a árvore, Oskar tenta desviar a atenção da menina da sua atitude estranha. Quem ela pensava que era para invadir seu espaço assim? E por que dizia que não podia ser sua amiga? Ele não precisava de ninguém. Agora teria que aguentar uma garota estranha como vizinha. Mas ela veria só quem ele realmente era. E é desse jeito que Eli e Oskar começam uma verdadeira amizade. Uma válvula de escape para a vida horrível dele e dela também. 



   Num cenário frio e com pessoas com deficiência de caráter, o garoto tímido e a garota estranha formam um laço difícil de se romper. Esqueça tudo o que você já leu sobre vampiros, nessa história John Lindqvist reescreve todo o mito e cria uma trama difícil de se superar. Recomendo que vocês assistam também o filme sueco homônimo. O filme conseguiu captar a atmosfera de boa parte do livro. 
   
Trechos do Filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário