quinta-feira, 7 de julho de 2016

Água para elefantes

Foto do Livro.


Autora: Sara Gruen.
Editora: Arqueiro.
Ano: 2007.

"Desde que perdeu a esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas e fantasmas do passado. Durante 70 anos ele guardou um segredo: nunca falou a ninguém sobre o período de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
   Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária, mas teve sua vida transformada após a morte de seus pais num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de fazer as provas finais e, desesperado, acaba pulando em um trem em movimento, o Esquadrão Voador do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
   Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofre nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. 
   É também sob as lonas que ele se apaixona duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August; e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo."
   Resumo no Livro.

O que achei do Livro: 

   Que história maravilhosa! E eu aqui perdendo tempo porque achava que não ia gostar, e sim julguei pela capa. E acabei perdendo tempo com histórias horrorosas, enquanto tinha essa aqui ao alcance das minhas mãos. E se preparem para um prólogo matador!
   Conhecemos primeiramente um velhinho de 90 ou 93, ele não se lembra qual sua real idade, resmungando pelos cantos de um asilo sobre tudo e todos. Por que ninguém perguntava o que ele queria? Por que sempre tinha que comer aquela "papa" como se ele não tivesse dentes? E por que essas velhinhas malucas estavam todas penduradas naquela janela vendo um pátio vazio? O que ele ainda não sabia era que um circo chegara na região e todos estavam ansiosos por isso. 
   No começo ele fica irritado com esse fato, principalmente depois de um "colega" insistir que dava água para os elefantes. Jacob sabe que isso não é verdade, e como ele sabe isso? Ele havia trabalhado num circo na sua juventude e sabia reconhecer uma mentira a uma enorme distância. A autora conseguiu criar um ambiente tão real e com um personagem tão forte, que logo nos simpatizamos com ele e entendemos o porque dele estar se sentindo tão solitário e rabugento ultimamente. 
   O livro é dividido em duas partes: uma de Jacob velhinho num asilo e outra lembrando-se do seu tempo no circo. A trama é super envolvente e as cenas de romance são poucas, então quem não gosta muito de romance, fique tranquilo que a história aqui é mais complexa. Toda a cena é bem detalhada com personagens fortes e marcantes. A autora aborda vários assuntos, como: a diferença entre classes sociais, os maus tratos aos animais, tanto a crueldade quanto a bondade humana, superação de perdas e acima de tudo esperança num futuro incerto. 
   E o que mais me ganhou foram as cenas do Jacob, aos 23 anos, se dedicando de corpo e alma aos cuidados com os animais. Principalmente com a Rosie, a elefanta. Cenas de uma bondade tão grande que você se sentira surpreso ao perceber que seus olhos estão lacrimejando. 
   Tenham uma ótima leitura. 

P.S.: Existe um filme baseado nesse livro, mas eu ainda não o vi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário