quarta-feira, 27 de julho de 2016

Laranja Mecânica

Fotos do Livro.


Edição Especial de 50 anos.
Autor: Anthony Burgess.
Editora: Aleph.
Ano: 2012.

"Ambientado em um futuro impreciso (mas não distante), Laranja Mecânica é a perturbadora confissão autobiográfica de Alex, líder de uma gangue adolescente que se reúne para cometer perversidades e atos de violência pelas ruas de uma metrópole decadente.
   Após uma incursão malsucedida, Alex é capturado pela polícia. Na prisão, é submetido a uma experiência de reengenharia social desenvolvida para eliminar tendências criminosas, cuja finalidade é reeducá-lo psicológica e socialmente. Uma experiência extremamente dolorosa e tão desumana quanto a ultraviolência que o próprio Alex costumava praticar."
   Resumo no Livro.



O que achei do Livro: 

   Vamos, ver... por onde começar? Primeiro eu tenho que contar que nunca assisti ao filme, então meu primeiro contato com a história de Alex e seus druguis foi chocante. Principalmente pelo jeito como a história dele é contada: Alex conta essa história da sua juventude do jeito como ele fala, então às vezes eu tinha que reler todo um parágrafo para tentar captar o contexto e quando não conseguia, assumo, corria para ler o significado da palavra no vocabulário. 



   Alex e seus amigos são rebeldes e problemáticos no auge da palavra. Eles são violentos, traiçoeiros e não pensam em nada além deles mesmos. Eles roubam, espancam, estrupam, invadem casas e daí ladeira abaixo. O que é estranho e nos choca no comportamento de Alex é que ele também é capaz de ver a beleza nas coisas, pois vejam só vocês que ele ama música clássica e sabe bem como diferenciar a maioria dos compositores. 



   O livro como um todo é um choque em cima do outro. Foi uma experiência nova pra mim e curti a leitura, apesar daquele jeito de contar a história. O mais engraçado é quando eu senti pena do garoto - tenham em mente ao ler essa história que Alex tem 15 anos - apesar de tudo o que eu sabia que ele havia feito. Achei horrível demais esse tratamento Ludovico. O ato de tirar o livre arbítrio de uma pessoa é uma coisa cruel. Mesmo o Alex sendo desse jeito maldoso dele. 



   E o mais importante: Que edição linda é essa lançada pela Aleph? O livro é de capa dura, além de ter uma capa, contém ilustrações de Dave McKean, Oscar Grillo e Angeli, além do vocabulário e muitos, muitos extras. E gente, por favor leiam tudo, porque ao lerem vocês vão entender mais ainda sobre a vida turbulenta de Alex. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário