domingo, 27 de novembro de 2016

Vittorio, o Vampiro

Foto do Livro.


Autora: Anne Rice.
Editora: Rocco.
Ano: 2000.

P.S.: Esse livro faz parte dos novos contos de vampiros, não faz menção nenhuma a saga: As Crônicas Vampirescas. Nenhum personagem dessa saga aparece nesse livro. É uma história isolada.

" Com todos os encantos de seus palácios, bibliotecas, igrejas e museus, Florença - Arno - é o mais importante cenário da história de Vittorio, que morreu para a existência humana aos 16 anos.
   Jovem, rico, feliz, letrado, Vittorio di Raniari era apaixonado pelas pinturas dos grandes mestres da escola florentina, e sua formação completa de cavalheiro era ponto de honra para seu pai. Numa noite, entretanto, este se recusou a entregar crianças de suas terras a vampiros, provocando a ira dos seres das trevas. Eles se vingam dizimando, sem piedade, a família num ataque ao qual apenas Vittorio sobrevive.
   Amadurecido pelo sofrimento, o menino vai em busca de socorro, e descobre a subserviência de uma cidade inteira aos vampiros da Corte do Graal de Rubi. Com a ajuda de anjos, destrói a macabra Corte e quase se liberta do mundo do mal, mas não resiste à paixão por Ursula -a sensual vampira que o põe a perder."
   Resumo na orelha do livro.

O que achei do Livro:

   Gente, esse livro é super fininho, então era pra eu ler até que rápido. O que não aconteceu. E sabe o por quê? Eu achei essa história super enfadonha. Apesar do cenário, dos anjos, da organização de um grupo de vampiros, nessa suposta história de amor entre o Vittorio e a Ursula, eu não gostei. Não consegui me ligar ao Vittorio, não senti sua dor, só queria que ele parasse logo de falar pra eu poder pegar o próximo volume da saga. Acho que o Vittorio foi o personagem mais difícil de digerir de todas as minhas últimas leituras. Não tive problemas com a Pandora contando sua história, nem com o Armand, muito menos com o David, mas Vittorio foi um problema. Essa foi a parte ruim. Não ter empatia por nenhum personagem desse livro. 

   A parte boa é que eu gostei dessa crítica social que há no livro, sobre a sociedade não aceitar plenamente pessoas com deficiência ou pessoas que não se incluem no convívio social. É diferente dos outros livros onde os vampiros geralmente andam isolados e se alimentam sem deixar vestígios. Nesse livro temos um grupo de vampiros que vivem juntos em um castelo e que tem um acordo com os povos da vizinhança: eles querem as crianças que não vão vingar ou qualquer pessoa com deficiência para a alimentação. E o pior é que a maioria desses povos aceitavam sem pensar duas vezes. Eram pessoas descartáveis pra eles. E outra coisa super bacana nessa história é sobre esse castelo e esses vampiros que vivem juntos numa "boa". Tive um pouco de dificuldade em acreditar que o Vittorio estava mesmo vendo anjos, mas depois me acostumei. 

   É um livro de altos e baixos, mas que por ser escrito pela Anne, vale muito a pena ser lido. É a minha escritora favorita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário