quarta-feira, 5 de julho de 2017

Os melhores contos fantásticos

Foto do Livro.


Organizador: Flávio Moreira da Costa.
Colaboração: Celina Portocarrero.
Editora: Nova Fronteira.
Ano: 2006.


O que eu achei do livro:

   Bom, já vou começar contando que gostei muito mais desses contos escolhidos pelo Flávio Moreira da Costa, do que aqueles outros que eu li no livro "Contos de Horror do Século XIX". E valendo ressaltar que essa é a minha opinião, outras pessoas podem não concordar comigo sobre isso. Gostei de todos os contos? Não, mas gostei bem mais da metade. Foram poucos os que não me agradaram, ou me deixaram com aquela sensação de "ok". É um livro que eu recomendo pra todo mundo que gosta de boas histórias e que gosta de ler aos pouquinhos. Isso para economizar leitura boa.   

   Os contos são divididos em quatro partes: 01. Da Antiguidade ao Puritanismo; 02. O apogeu do século XIX; 03.Atravessando o século XX; 04. O fantástico em bom português. Sem contar a introdução e o bônus. Vou citar abaixo alguns contos que eu mais gostei.

   Já começamos o livro com a história bíblica do Apocalipse, então temos anjos, o cordeiro, aniquilações, as bestas na terra, e outras coisas bem sinistras. 

   Um dos contos que eu mais gostei nessa primeira parte foi: "O jovem Goodman Brown" de Nathaniel Hawthorne. É um conto em que a religião está bem presente, principalmente na vida do jovem rapaz Goodman Brown e sua esposa. Tudo estava caminhando como Deus manda na vida desse jovem casal, até que algo estranho envolvendo pessoas "santas" é revelado para ele numa noite fatídica. Aquelas pessoas tementes a Deus seriam na verdade servos do Demônio? Ou o que ele estava vendo era fruto da sua imaginação?

    Um dos melhores contos que eu já li na vida está nesse livro também. "O Homem da Areia" de E.T.A. Hoffmann. Essa foi a terceira vez que releio essa história, e ainda continuo achando-a fantástica. Primeiro que começa com um horror vivido na infância e que volta a assombrar a fase adulta, e segundo porque eu acho uma história muito bem escrita.

   Um conto que eu não dava nada, mas que gostei bastante foi: "A Vênus de Ille" de Prosper Mérimée. As coisas começam a dar terrivelmente errado quando um "ídolo" é encontrado numa escavação. Quem teria esculpido aquela Vênus, linda, mas com uma feição cruel? E por que a população acha que ela traz mau agouro?

   O achado dessa vez foi: "O ladrão de Cadáveres" de Robert Louis Stevenson. Não pela história em si, porque eu não achei nada demais nela. Mas por uma frase sensacional que está incluída  num encarte de uma série que eu gosto. E que é sensacional.

   "A Cafeteira" de Théophile Gautier é bem curiosa. E isso porque a assombração dessa vez saí diretamente dos quadros de um dos quartos da casa. E "A Morta Apaixonada" que conta a história de um sacerdote que caí de amores tresloucados por uma cortesã, e que começa a sentir-se dividido em dois homens diferentes. 

   O mais original na minha opinião é: "Deuses no Exílio" de Heinrich Heine. Esse conto fala sobre o que aconteceu com os deuses gregos quando o Cristianismo abrangeu mais da metade da população com o seu Deus único, deixando todos os outros deuses na escuridão do esquecimento. O que eles fariam agora sem a adoração dos povos? Sem oferendas e templos. O que seria dessas divindades? 
   Sério, um dos melhores contos do livro.

   No conto: "Um sonho" de Ivan Turgueniev, sonho e realidade se mesclam quando um rapaz descobre a verdadeira identidade do seu pai e passa a persegui-lo.

   "Final para um conto fantástico" de I. A. Ireland é bem curtinho, mas realmente parece um final perfeito para uma história que você mesmo pode criar.

   Um conto que me lembrou muito o Poe, foi: "Vera" de Villiers de L´Isle Adam. É uma tragédia de amor, só que escrita de um jeito que parece poesia. Cada frase parece perfeita, como se o autor tivesse pensado muito nela antes de escrever.

   Agora um conto simples, mas sinistro foi: "Sredni Vashtar" de Saki. Quando uma criança solitária e triste resolve tornar um simples animalzinho em um "Deus", coisas estranhas podem acontecer.
  
   "A Insolação" de Horacio Quiroga, vai nos relatar como a morte aparece para os cachorros. Como eles recebem o aviso de que o dono está em perigo. Sensacional.

   "Carta a uma Senhorita em Paris" de Julio Cortázar, vai nos relatar o que sofre um homem que vomita "coelhinhos". Isso mesmo, você não leu errado. Ele vomita coelhinhos, e o pior é quando em pouco tempo ele vomita mais de dez desses bichinhos. 

   Também há casos de homens que nascem com o espírito de mulheres e mulheres que nascem com o espírito de homens no conto: "As academias de Sião" de Machado de Assis. 

   No conto: "Demônios" de Aluísio Azevedo, algo estranho acontece com o mundo quando um jovem rapaz dorme. Pessoas morrem, a escuridão torna-se infinita e o tempo parece preso no tempo.

   É claro que há muitos contos de autores consagrados presentes nessa coletânea. Mas como a maioria eu já havia lido, resolvi só falar dos pouco conhecidos por esses lados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário