quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Diário de Leitura: Grandes Contos H.P. Lovecraft - Editora Martin Claret (Parte IV) + Conclusão

   
Fotos do Livro.

   E chegamos a parte final. Ufa! Vou demorar um tempão até fazer outro Diário de Leitura, simplesmente porque dá trabalho demais. E a demora? Nem vou comentar. Espero que gostem das resenhas e que comprem esse livro porque vale muito a pena. Aqui no Brasil é o livro mais completo sobre a obra do Lovecraft. As páginas são meio amarelo esverdeadas, a fonte é boa, há alguns erros de digitação, mas nada que vá prejudicar a leitura, é em capa dura, com fitinha de cetim pra marcar páginas. E é um livro pra ler em casa, porque ele é pesado e acredito que ninguém vai aguentar levá-lo pra cima e pra baixo. Mas vamos lá?

   Tradução e notas:
   Alda Porto.
   Vilma Maria da Silva.
   Lenita Rimoli Esteves.
   Paulo Cezar Castanheira.



   Da página 879 à 1.174.

   "A Sombra Sobre Innsmouth", esse é o conto com o final mais surpreendente do livro inteiro. O autor ali jogando na minha cara todas as pistas e onde eu estava? Não sei. Quando li o final, fiquei meia hora olhando pro nada e balançando negativamente a cabeça. Que conto! Aqui neste conto temos uma população de um determinado local que é evitada e mal vista por todas as outras cidades vizinhas. Algo naquele povo causa asco, eles têm uma aparência horrível e ninguém sabe explicar o porquê daquela região dar tantos peixes, enquanto nas redondezas as pescas eram poucas. E as pessoas continuariam sem saber de nada, se um determinado e curioso estrangeiro não fosse passear e descobrir os mistérios sombrios de Innsmouth. 

   "Através dos Portais da Chave de Prata", falei em Chave de Prata, de quem vocês tem que automaticamente se lembrar? Sim, Randolph Carter. Confesso, que de todos os contos em que ele apareceu, eu gostei mais desse. É bizarro e medonho, gostei muito. Aqui familiares e amigos estão decidindo se vão ou não, depois de quatro anos, finalmente fazer a partilha de bens que eram de Carter. Principalmente porque ele sumiu do nada há quatro anos e era dado como morto. E gente, o que acontece nessa reunião é incrível. Leiam. 



   "O Perverso Clérigo", apesar de uma coisa bem estranha que ocorre com o personagem principal nesse conto, eu não gostei muito não. 

   "O Livro", também não curti muito esse não, gostei mais do citado acima do que esse. 

   "A Sombra Vinda do Tempo", quando um ser estranho adentra sua mente e o "expulsa" por um determinado tempo de seu próprio corpo por motivos que ninguém sabe dizer bem porquê, é bem normal que quando você volte a ser você, fique obcecado com os anos perdidos e sonhos de outro mundo que assombram sua mente.  É bem legal esse conto, recomendo.

   "O Assombrador das Trevas", essa é a história de como Robert Blake morreu de forma estranha após ter ficado obcecado com uma antiga igreja numa cidadezinha. Quando ele adentrou aquele local maligno e despertou algo que não devia.

   "O Navio Misterioso", é um conto bem gostoso de se ler, e traz um jeito de contar diferente. Mas o mistério maior é um mistério, porque o autor não nos contou o porque aconteceu tudo aquilo. 

   Apêndice: "O Horror Sobrenatural em Literatura", H.P. Lovecraft aqui vai nos relatar o que ele sabe sobre esse tipo de literatura, vai nos contar sobre os contos, romances e relatos que leu e que indica, sem deixar de criticar o que ele acha que deve: pontos negativos e positivos. Bem legal e curioso. Tem uma parte só sobre o Poe. 




   CONCLUSÃO:

   O que posso dizer dessa leitura? Que eu gostei e muito. Eu já tinha lido vários desses contos e reler foi uma coisa muito boa. Fazia tempo que eu não lia contos de horror, cheio de suspense e coisas assim. 
   A capa desse livro é sensacional, quanto mais você olha para aquela parede atrás da poltrona, e que você não dava nada, mais detalhes e coisas monstruosas você percebe. Reparem. 
   Eu ainda acho que os contos com o personagem Randolph Carter deviam estar um seguido do outro. E eu ainda queria ilustrações sobre as criaturas no conto sobre Kadath. 
   É um livro que você pode ler aos poucos, sem pressa. Pode fazer uma meta de ler um conto por dia, a maioria dos contos são curtinhos, mas existem as novelas também, então leva um tempo. Ou pode ser tão louco quanto eu e ler o livro todo de uma vez. H.P. Lovecraft é um autor incrível e merece ser lido. 
   Aos poucos conhecemos as lendas, os mitos, o mundo onírico, os personagens e as criaturas. Além de existir os Seres Ancestrais. É uma mitologia muito rica.
   Enfim, leiam, só isso que posso dizer.

   Parte Final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário