sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A Mulher Calada

Fotos do Livro.


Sylvia Plath, Ted Hughes e os limites da biografia.

Autora: Janet Malcolm.
Editora: Companhia das Letras.
Ano: 2012.

" Considerada uma das poetas mais originais do século XX, Sylvia Plath se suicidou numa madrugada de inverno, em 1963, poucos meses depois de se separar do marido, o também poeta Ted Hughes. Esse gesto último selou definitivamente, em torno de sua vida e sua obra, um campo de forças tão poderoso que por muito tempo opôs não só os vivos aos mortos, como todos aqueles que sobreviveram à tragédia.
   Neste livro, Janet Malcolm - um dos maiores nomes do jornalismo americano, autora de O jornalista e o assassino - se debruçou sobre todas as biografias já escritas sobre Sylvia Plath e sobre as entrevistas com os Hughes, além de adentrar um intricado mundo de cartas, arquivos e delicadas situações familiares. Assim pôde demonstrar, a cada linha, como é tênue o limite que demarca fato e ficção, trafegando o tempo inteiro entre as várias versões do mito. Dotada de elegância e senso narrativo excepcionais, Malcolm mescla psicanálise, poesia, biografia e reportagem, num ensaio de amplitude e profundidade surpreendentes, capaz de envolver o leitor com o magnetismo de uma trama policial."
   Resumo no Livro.



O que achei do Livro:

   Quem me conhece sabe que eu odeio ler biografias, não por desconfiança. mas eu nunca fui chegada muito em ler esse tipo de coisa. A última que eu havia lido foi a do Stephen King, publicado aqui no Brasil pela Darside Books, que eu achei legal, mas não amei. E então eu me deparei com "A Redoma de Vidro", não amei, mas achei bem impactante, e ao saber um pouco sobre a vida da escritora Sylvia Plath, fiquei com uma curiosidade me corroendo. Quem seria a autora por trás daquele livro? Foi assim que encontrei o livro "A Mulher Calada".

   Nesse livro além de lermos sobre o que a autora Janet Malcolm achou de algumas biografias detalhando a vida da escritora Sylvia Plath, temos também uma discussão enorme sobre o poder de uma biografia. Tanto para o bem como para o mal. Além daquela pergunta que não quer calar: Todas as biografias podem ser consideradas como uma verdade absoluta sobre a vida inteira de uma pessoa? O quanto uma pessoa morta pode assombrar a vida de seus familiares? -E não pergunto isso me baseando em histórias paranormais, não, nada disso.

   É um livro complexo esse, aqui você não vai seguir uma linha do tempo sobre a vida da Sylvia, Janet vai e volta sobre os temas várias vezes, ela pesquisou, leu e entrevistou várias pessoas importantes para escrever essa biografia. Além de conter algumas partes de poemas, diários e etc que a sra. Plath escreveu. 

   Recomendo a leitura para que vocês possam tirar suas próprias conclusões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário