quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Diário de Leitura: Grandes Contos H.P. Lovecraft - Editora Martin Claret (Parte III)

   
Fotos do Livro.

   É, Ano Novo chegou e hoje eu posso dizer que ontem a noite terminei de ler o maior livro que já li na vida. Quase 1.200 páginas. Estou meio cansada e sim senti falta de alguns contos que eu amo escritos pelo H.P. Lovecraft, mas que não estavam nesta edição. Mas acho que a editora Martin Claret vai lançar o resto esse ano... Espero! Mas, deixa eu contar logo pra vocês o que eu achei dos últimos contos lidos. 

   Tradução e notas:
   Alda Porto.
   Vilma Maria da Silva.
   Lenita Rimoli Esteves.
   Paulo Cezar Castanheira.




Da página 599 à 877.

   "A Cor que veio do Espaço", é um conto que eu gostei muito de ter lido, cheio de um mistério muito maior vindo do espaço. Quando ninguém consegue viver em um determinado local e as pessoas que por lá pernoitam têm sonhos muito estranhos, é motivo mais do que suficiente para se ficar longe. Nosso narrador está fazendo um levantamento topográfico para a criação de um novo reservatório no lugar, e todo esse mistério o está deixando muito curioso. Por que temiam tanto aquela charneca? E ninguém vivia perto dali? Foi ao conversar com o "velho louco", Ammi Pierce, que todos da cidade evitavam, que ele soube de um certo caso envolvendo um meteorito que caiu numa bela casa e arruinou tudo. 

   "O Descendente", confesso que não gostei desse. Nada me fascinou, e eu acho que é por ser um conto bem curtinho, não tive tempo de me preocupar ou sentir empatia pelos personagens. 

   "A História do Necronomicon", esse apesar de curtinho, é sensacional. Nos conta um pouco sobre a origem desse livro maldito escrito pelo árabe louco Abdul Alhazred, sobre as reedições desse livro posteriormente e sobre quantos ainda estão nesse mundo. Bem poucos, mas o suficiente pra dar uma bela dor de cabeça. 



   "O Povo Muito Antigo", esse eu não gostei, confesso. Tem algumas coisas boas, mas no geral não curti não. O que não significa que você não vai gostar. O gosto é diferente pra cada pessoa.

   "O Horror em Dunwich", esse é maravilhoso. No livro inteiro, esse foi o único conto que eu senti uma certa apreensão ao ler. Tem toda uma aura sinistra e medonha. É um conto com um maior número de páginas, então leia com calma. Mais uma vez temos aqui uma "cidadezinha" sombria, meio despovoada, com sons e ruídos estranhos e com uma história sensacional. Uma mãe albina, de uma família estranha e evitada pela população local, uma gravidez que quase ninguém sabia e uma criança que crescia de forma rápida e parecia saber de rituais mais antigos do que ela. (Leiam, sério. É incrível. E tem o Necronomicon aqui sim.)

   "Sussurros na Escuridão", se eu lhes contasse que tudo começou com uma enchente, vocês acreditariam? É, é assim que o nosso conto começa. Criaturas estranhas e corpos avistados boiando nos rios. Nosso narrador começa a se envolver nessa história ao receber cartas de um certo Henry Akeley, um senhor que vivia perto das florestas e rios onde ocorreram as enchentes e que disse ter provas de que aquelas criaturas existiam de fato. O mais legal sobre esse conto é todo o "mito" que Lovecraft cria entorno do Planeta ou Ex-Planeta agora conhecido como Plutão. (Confesso que acreditei e temi esse lugar alienígena.)



   "Nas Montanhas da Loucura", antes de mais nada deixa eu confessar que tenho medo de lugares com muito gelo e nevascas. Acho que foi depois de eu assistir filmes apocalípticos. E esse conto se trata de uma expedição à Antártica. Um lugar que muitas coisas grotescas vão acontecer e cheio de seres ancestrais. Toda uma história sobre uma raça antiga vindo de "Outro Lugar" é sensacional. Nunca espere que Lovecraft vá lhe dar tudo sobre todas as criaturas que ele criou de bandeja, você vai descobrindo aos poucos e conforme irá lendo os contos. É sensacional. Recomendo. 

   Final da Parte III.


Nenhum comentário:

Postar um comentário