segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Entrevista com o Vampiro

Fotos do Livro.


Autora: Anne Rice.
Editora: Rocco.
Ano: 1993.

" Quando Anne Rice começou a escrever um romance sobre vampiros, no final dos anos 60, pensava estar apenas utilizando seu repertório de tradições da Nova Orleans e as histórias de terror que lia em menina. Logo ela percebeu, no entanto, que os personagens que estava criando eram fortes, expressivos, e um canal perfeito para a projeção de suas próprias tragédias e angústias.
   Entrevista com o Vampiro rapidamente se transformou num dos grandes cults de nosso tempo. Mistura equilibrada de elementos góticos com erotismo, de modos modernos com narrativa romântica, de extrema crueldade com paixões arrebatadas, o livro revela em ritmo febril um mundo de vampiros em permanente dilaceramento interno, empenhados em orgias incofessáveis de vida e morte. [...] ...o vampiro Lestat, ousado, sedutor um tanto sórdido, pronto a destruir mitos, nem que para isso desencadeie assassinatos em massa. Prosseguem com Lestat em sua saga, Louis, o "entrevistado" deste primeiro livro e Armand, seu amigo. O quarto personagem fundamental de Entrevista com o Vampiro é uma criação surpreendente de Anne Rice: a vampirazinha Claúdia, mescla de inocência e maldade infantil."
   Resumo no Livro.



O que achei do Livro:

   É segredo pra alguém que eu amo demais a Anne? Não, não é. Tanto não é que aqui no blog já fiz resenhas de muitos livros dela, mas estava faltando as crônicas e por isso, acho muito bom vocês se prepararem, porque vai ter bastante resenha sobre a saga da vida imortal do Lestat por aqui.

   Neste primeiro livro conhecemos Louis, um vampiro de 200 anos que está disposto a contar a história de sua vida imortal para um  repórter. Ele quer que o jovem rapaz grave tudo e use a história como bem entender. Mas que o deixe libertar tudo o que estava fadado a viver para sempre dentro dele. E é assim que embarcamos numa viagem repleta de melancolia e desespero.

  A história começa quando Louis perde seu irmão caçula e começa a se remoer de culpa e tristeza. Tudo o que ele queria era morrer. E é ao procurar a morte que atrai Lestat, um vampiro sórdido que só estava ansioso para apoderar-se dos seus bens, segundo sua própria opinião. Ao se transformar em vampiro, aquela tristeza que já era uma característica sua, torna-se ainda mais profunda. Precisava viver com Lestat, mas o odiava. Ele nunca tinha respostas para suas perguntas. Vivia para gastar todo o seu dinheiro. Os escravos o temiam e mortes surgiam por todos os lados. O que seria dele? Um vampiro que vivia alimentando-se de ratos? 

   Lestat o persegue por todos os lados, quer que ele mate vítimas humanas. Que se alimente. Que seja o predador que por natureza ele é. E é em uma noite cheia de tormentos que Louis saí faminto e acaba encontrando uma linda garotinha de seus cinco anos, faminta e chorosa ao lado da mãe morta. Ao perceber que de qualquer jeito ela morreria, Louis decide sugar a vida dela, e é desse jeito que Lestat o descobre. Rindo e zombando daquele vampiro mártir, Lestat prepara um plano para que Louis nunca o deixe. Afinal, que tipo de pai abandonaria uma filha?

   É assim que surge Cláudia na história de amor e ódio entre dois imortais. Uma linda garotinha vampira. Uma criança linda e cruel e que fará de tudo para sempre ter o que quer.

 
***

   Meus amigos, eu li esse livro quando tinha 12 anos e reler foi tão maravilhoso quanto naquela época. Todos os vampiros de Anne Rice são complexos. A forma como ela cria uma trama e vai tecendo e tecendo até que tenha a profundidade que ela almeja é fascinante. A forma como ela mostra duas pessoas completamente diferentes partilhando suas vidas, amando e odiando numa proporção gigantesca, chega até a doer. Recomendo muito que leiam. E não esperem cenas tórridas de sexo entre vampiros, não há. O erotismo em questão é outra coisa. 


Foto: Cena do Filme.


   Se puderem assistam ao filme também. É uma ótima adaptação dessa obra. E tem atores excelentes, como: Brad Pitt como Louis. Tom Cruise como Lestat. Kirsten Dunst como Cláudia. E Antonio Banderas como Armand. (Apesar dele não combinar como Armand, na minha opinião.)

P.S.: A cena do filme que eu mais gosto é a do final. Quando assistirem descobrirão o porquê. Até o próximo livro.

Dica de música abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário