sexta-feira, 24 de junho de 2016

Filhos de Duna

Fotos do Livro.


Livro Três das Crônicas de Duna.
Autor: Frank Herbert.
Editora: Aleph.
Ano: 2014.

"O Imperium vive um interregno após Paul Atreides abdicar de seu título de imperador e entregar-se ao deserto. Sua irmã, Alia, ascende ao poder como regente enquanto os filhos de Muad´Dib não são capazes de assumir o Trono do Leão. Herdeiros não só do poder político e econômico de seu pai, os gêmeos também carregam em suas veias toda a carga genética manipulada por séculos pela Irmandade Bene Gesserit.
   Mas a hegemonia dos Atreides está ameaçada - e não só pelos perigos inerentes a Arrakis. De seu exílio em Salusa Secundus, os membros da despojada Casa Corrino tramam uma complexa teia para retomar as rédeas do Imperium e se vingar de todos os envolvidos em sua queda. Paralelamente, Lady Jéssica volta a Duna após longos anos de ausência, a fim de acompanhar de perto o governo da filha e o desenvolvimento dos netos, que portam os segredos do Kwisatz Haderach."
   Resumo no Livro.



O que achei do Livro:

   9 ANOS DEPOIS... É, já passaram anos... de novo. Depois de uma semana para eu me recuperar da cena em que Paul vai para o deserto porque havia ficado cego e queria morrer nas areias que ele tanto amava, peguei o terceiro livro para ler. E o que temos aqui? Conflitos e planos dentro de planos. E gente, esse livro foi triste demais. 

Primeiro: Eu ainda não havia me recuperado do que tinha acontecido ao meu querido Paul, então pensei em não gostar mais de nenhum personagem desse jeito. Chega de dor alheia, né? E o que aconteceu? Me vi torcendo pelos gêmeos. Ou seja, mais dor. 

Segundo: Aqui nesse volume temos vários pontos de vistas e estratégias diferentes para a tomada do poder político e econômico do Imperium em Arrakis: Alia está como regente até que os gêmeos possam tomar o poder e faz planos sobre isso. Os gêmeos estão traçando um plano que beneficiaria a humanidade a longo prazo. A Casa Corrino planeja uma "vingança" contra a Casa Atreides, ou seja eles querem que os gêmeos sejam eliminados, para que assim Farad´n, neto de Shaddam IV, possa ascender ao Trono. As Bene Gesserit têm seus próprios planos sobre tudo isso, desde que seu programa de reprodução não seja danificado. Sem contar todos os outros fatores: as Casas Menores, os fremen, a Guilda, o Landsraad. 

Terceiro: A amizade e o companheirismo entre os gêmeos Atreides: Leto II e Ghanima é muito grande. O jeito como eles convivem, como planejam e como conseguem mover as peças nesse jogo de poder é impressionante. Principalmente se levarmos em conta que eles estão com apenas 9 anos de idade. 

Quarto: O que foi que aconteceu com a Alia? Aquela garota forte, decidida e que ajudou o irmão inúmeras vezes, nesse volume está amedrontada, gananciosa, e com vozes demais falando na cabeça dela. Vou comentar aqui que o termo "Abominação" eu demorei um século para entender. Mas quando entendi, senti pena da Alia, porque acho que ela não merecia isso. 

Quinto: Lady Jéssica, depois de 9 anos, decidiu finalmente ir conhecer os netos e checar sua filha Alia. E me desculpem, mas nesse volume eu detestei tanto essa personagem, sabe? Ela se trancou em Caladan, cuidando só de si mesma, mesmo sabendo que a filha poderia tornar-se uma Abominação e precisar de ajuda com os sobrinhos. E quando volta para Duna, volta cheia de pompa e colocando ordem. Eu fiquei, tipo: "Oi, volta para Caladan!"

Sexto: O mistério nesse livro é saber quem é o velho fremen conhecido como o Pregador, que está perturbando as ruas de Arrakis e deixando Alia louca da vida. Seria Paul? Ele poderia ter sobrevivido ao deserto? E se não fosse, quem seria esse homem? 

Sétimo: Há bastante mistério, bastante plano, bastante dor e bastante conflitos aqui. Ou seja, divirtam-se. 

Preciso falar que recomendo? Não né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário