quarta-feira, 29 de junho de 2016

Em algum lugar nas estrelas

Fotos do Livro.


Autora: Clare Vanderpool.
Editora: Darkside Books.
Ano: 2016.

"Em Algum Lugar nas Estrelas, da autora norte-americana Clare Vanderpool, é um romance intenso sobre a difícil arte de crescer em um mundo que nem sempre parece satisfeito com a nossa presença. Pelo menos é desse jeito que as coisas têm acontecido para Jack Baker. A Segunda Guerra Mundial estava no fim, mas ele não tinha motivos para comemorar. Sua mãe morreu e seu pai... bem, seu pai nunca demonstrou se preocupar muito com o filho. Jack é então levado para um internato no Maine [...]. O colégio militar, o oceano que ele nunca tinha visto, a indiferença dos outros alunos: tudo aquilo faz Jack se sentir pequeno. Até ele conhecer o enigmático Early Auden. Early, um nome que poderia ser traduzido como precoce, é uma descrição muito adequada para um prodígio como ele, que decifra casas decimais do número Pi como se lesse uma odisseia. Mas, por trás de sua genialidade, há uma enorme dificuldade de se relacionar com o mundo e de lidar com seus sentimentos e com as pessoas ao seu redor. Quando chegam as festas de fim de ano, a escola fica vazia. Todos os alunos voltam para casa, para celebrar com suas famílias. Todos, menos Jack e Early. Os dois aproveitam a solidão involuntária e partem em uma jornada ao encontro do lendário Urso Apalache. Nessa grande aventura, vão encontrar piratas, seres fantásticos e até, quem sabe, uma maneira de trazer os mortos de volta, ainda que talvez do que Jack mais precise seja aprender a deixá-los em paz."
   Resumo do Livro.



O que achei do Livro:

   Que livro lindo! Que história maravilhosa foi essa? Fazia muito tempo que eu não me emocionava com algum livro, como eu me emocionei com esse. De longe foi um dos maiores acertos da editora. 
   Jack é um garoto que está perdido no "mundo": sua mãe morreu e um pai ausente por causa da guerra, agora é o único responsável por ele. A dor da perda é muito forte nele. Não só a perda de sua mãe, mas a perda de um lugar de origem. Porque assim que o pai volta para o enterro da mãe de Jack, ele já prepara a entrada do filho em um colégio interno só para meninos. Principalmente porque como o pai era da Marinha, precisava voltar para a guerra. Logo, Jack ou Jackie, como a mãe o chamava, se vê só num lugar estranho. Sem uma mãe para guiá-lo. Nem mesmo as estrelas eram capazes de guiá-lo de volta para a sua zona de conforto. 
   Tudo seria assim, estranho e vazio, se ele não conhecesse Early, um garoto estranho. Early quase nunca ia as aulas, somente nas quais ele queria, até que algo que não concordava era dito e ele ia embora. O estranho menino, com uma mente prodigiosa, com gostos peculiares e com um coração enorme, começa a guiá-lo nessa fase horrível de sua vida. E é claro, nem tudo na vida é fácil, e Jack da mesma forma que se sentia confortável na presença de Early, também se incomodava com as atitudes estranhas e irritantes no garoto. Por isso, quando chega a época de viajar com o pai, e o capitão da marinha não aparece, Jack se sente mais rejeitado e só do que nunca. E quando Early o convida para uma cruzada, mesmo achando aquilo tudo muito louco e impossível, Jack embarca nessa aventura com o novo amigo. Ele só precisava achar seu lugar no mundo.



   Gente, a amizade entre esses dois garotos é mágica, não tem outro adjetivo. É recheada de mistérios e reviravoltas e emoções fortes. Esse livro é sobretudo sobre superação e encerramento de fases. É engraçado e ao mesmo tempo é doloroso. Nesta trama, realmente, nos sentimos guiados e tocados pela magia das estrelas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário