quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Neuromancer

Fotos do Livro.


Autor: William Gibson.
Tradução: Fábio Fernandes.
Editora: Aleph.
Ano: 2016.

" Considerada a obra precursora do movimento cyberpunk e um clássico da ficção científica moderna, Neuromancer conta a história de Case, um cowboy do ciberespaço e hacker da matrix. Como punição por tentar enganar os patrões, seu sistema nervoso foi contaminado por uma toxina que o impede de entrar no mundo virtual. Agora, ele vaga pelos subúrbios de Tóquio, cometendo pequenos crimes para sobreviver, e acaba se envolvendo em uma jornada que mudará para sempre o mundo e a percepção da realidade. 
   Evoluindo de Blade Runner e antecipando Matrix, Neuromancer é o romance de estreia de William Gibson. Esta obra distópica, publicada em 1984, antevê , de modo muito preciso, vários aspectos fundamentais da sociedade atual e de sua relação com a tecnologia. Foi o primeiro livro a ganhar a chamada 'tríplice coroa da ficção científica': os prestigiados prêmios Hugo, Nebula e Philip K. Dick."
   Resumo no Livro.



O que achei do Livro:

   Ler Neuromancer não foi fácil, foi denso e desconcertante em vários aspectos. É um mundo novo, uma realidade da qual não estamos acostumados a viver. Mas que eu gostei muito de ter passado por essa experiência. Estou lendo o segundo livro e apesar de achá-lo diferente do primeiro, confesso que estou curiosa pra saber o que está acontecendo na Matrix. 

   Uma das coisas que me deu uma estranheza no início foi porque eu achava que o filme e o livro seriam duas coisas iguais. Pensava que seria meio obscuro e surreal como a trilogia "Matrix", no caso falo dos filmes. E não foi nada igual, tudo é diferente, há semelhanças, mas são poucas. O universo de "Neuromancer" é complexo e meio assustador em algumas coisas. E ao contrário do filme, a atmosfera no livro é bem colorida, com fliperamas e tudo. Uma coisa meio anos 80. Ou seja, nesse universo há de tudo: pessoas modificadas, realidades alternativas, romance, intrigas, drama, mortes, inteligência artificial, e muitas outras coisas que parecerão absurdas pra você no início.

   Gostei muito do livro, achei todos os personagens bem descritos e de certa forma "reais". William Gibson consegue te deixar a vontade naquele universo bem maluco. A forma dele escrever é bem diferente, é cheia de sensações. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário