quarta-feira, 7 de junho de 2017

Contos de Horror do Século XIX

Foto do Livro.


Escolhidos por: Alberto Manguel.
Vários Tradutores.
Editora: Companhia das Letras.
Ano: 2005.

   Não é de hoje que esse é um dos livros mais falados quando o assunto é contos de horror. Dizem que só as melhores histórias estão contidas nesse volume, e foi uma pena eu ter achado só bom. Alguns contos eu realmente gostei muito, mas outros eu achei bom, razoável até. Ou talvez essa sensação negativa que eu tive com esse livro seja porque criei expectativas demais em cima dele. Achei que seria maravilhoso, e não foi bem assim. Mas ainda bem que gostamos de coisas diferentes, e o que eu possivelmente achei ruim, vocês podem achar maravilhoso. Vou contar um pouco sobre alguns contos que eu realmente gostei e achei que valeu a pena a leitura.

   "A mão do Macaco" de W.W. Jacobs é um clássico e eu já havia lido várias vezes e várias adaptações desse conto. É aterrador fazer um pedido e tê-lo satisfeito. E convenhamos, às vezes é melhor não ter tudo. 

   "A Família do Vurdalak: Fragmento inédito das Memórias de um desconhecido - Aleksei Tolstói. Poucas vezes um conto sobre mortos vivos foi tão obscuro e medonho. Gostei muito do jeito que o autor abordou esse tema do "vampirismo". E principalmente gostei daquela sensação de cidadezinha isolada.

   "O Cone" de H. G. Wells foi sensacional. A vingança pode vir num simples surto de raiva incontida. Principalmente se você se sentir traído por sua mulher e seu amigo.

   "Os lábios" de Henry St. Clair Whitehead. Quando você é um homem cruel e que gosta de torturar escravos de todas as formas, sente-se traído quando uma "maldição" parece tomar conta do seu corpo.

  "O chinago" de Jack London. Quando se tem inocentes sendo punidos por um crime que não cometeram, qualquer um deles pode perder a cabeça.

   "Melück Maria Blainville, a profetisa particular da Arábia" - de Achim Vin Arnim. Esse foi um achado! Muito bom, com uma história redondinha. Quando uma mulher misteriosa decide "roer" seu coração é melhor estar preparado.

   "Bárbara, da Casa de Grebe" - Thomas Hardy. Quando uma jovem ingênua, mas de uma família abastada, decide se casar só pela beleza angelical de um homem; problemas surgiram o tempo todo. 

   Esses foram alguns dos que mais gostei, é claro que tem um conto do Poe e uma novela de Henry James que eu gosto muito, mas que são muito falados e eu não preciso me prolongar por aqui. Leiam, vocês vão gostar de alguns contos. Talvez não os mesmos que eu gostei, mas de outros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário