segunda-feira, 27 de março de 2017

As Vidas dos Bruxos Mayfair: Taltos + Projeto Literário: Lendo Anne Rice (Parte IV + Conclusão)

Fotos do Livro.


Autora: Anne Rice.
Tradução: Waldéa Barcellos.
Editora: Rocco.
Ano: 1996.

" O poderoso Ashlar Templeton julgava-se o último sobrevivente dos Taltos, raça ancestral que percorria, sob sua liderança, as planícies de uma Escócia pré-romana. Mas a aparição de um membro esquecido do clã faz com que o bem-sucedido homem de negócios busque de Nova Orleans que tem misteriosas ligações com o passado de sua espécie. Em uma jornada reveladora, Anne Rice traça o capítulo final da saga das bruxas Mayfair em uma prosa atmosférica que entrelaça eternidade e mortalidade, corrupção e inocência."
   Resumo no Livro.



O que achei do Livro:

   O quarto e último volume. Nossa! O que dizer desse desfecho que me deixou com a sensação de uma história não acabada? O fim desse livro parece que vai ter uma continuação por causa de alguns personagens. Na minha opinião, apesar de saber da importância desse livro para se entender alguns aspectos da história que não estavam bem explicados nos últimos volumes, eu acho que esse livro não é necessário. Poderia ter pego algumas dessas explicações e já colocado no livro anterior: Lasher, porque Lasher tem cara de final de uma saga. Taltos não. Eu acho que isso se deve porque aprendemos a amar não só a Rowan e o Michael, mas também alguns familiares Mayfair, o Aaron, até mesmo o cigano Yuri que apareceu no volume anterior para ajudar Aaron a desvendar o poder dessa criatura Lasher. Anne Rice consegue construir tão bem os personagens que fica difícil se separar deles ou vê-los sofrer. E esse livro é bem fantasia, não tem o aspecto de livro de bruxas dos dois primeiros volumes da saga. Talvez seja por isso que não gostei desse final, acho que deveria ter terminado com Lasher.

   No volume anterior Rowan Mayfair acorda do coma quando a sua filha monstruosa lhe dá o seu leite rico em vitaminas. Mas ao acordar, Rowan não perde tempo e mata a própria filha. Traumatizada depois disso ela simplesmente para de falar e fica sentada sob a sombra de uma enorme árvore. Deixando Michael e a família mais infeliz ainda. Mona se sente culpada por ter dormido com Michael e por agora estar esperando um filho dele. Ela ainda quer que Rowan a ame, já que agora que a herdeira do legado é estéril, Mona passa a ser a herdeira no caso de morte da neurocirurgiã. E o pior, o nosso casal favorito (não se sei se concordam comigo) precisa aprender a conviver com todos os erros que eles cometeram e descobrir se ainda há amor suficiente para esquecer ou neutralizar o passado cheio de dor e sangue que eles têm. 

   A coisa mais triste nessa história é que A Talamasca está muito estranha, eles passaram de receptivos à ativos e estão matando todas as pessoas que tiveram contato com a criatura Lasher. O porque disso ninguém sabe. O pior foi que resolveram silenciar o nosso querido Aaron e agora Michael, Rowan e o cigano Yuri precisam descobrir o que aconteceu dentro da Ordem para estarem agindo assim. Eles só não contavam em conhecer um Taltos, (a mesma raça que Lasher era), Ashlar quer saber quem são esses bruxos e porque eles conseguiram fazer um ser antigo nascer nesse século. O que aconteceu para matá-lo? E claro que quando Ashlar contar sua história, magia e religião estarão unidas. 

CONCLUSÃO DO PROJETO: LENDO ANNE RICE:

   Eu quis fazer esse projeto com vocês para que conhecessem essa mulher incrível que é a Anne Rice. Ela tem o poder de dar vida aos mais variáveis mundos e séculos que quiser. Recriou o mito do vampiro ao escrever As Crônicas Vampirescas e deu vida as bruxas e suas magias quando criou o legado da Família Mayfair. Gosto dessa escritora desde meus doze anos de idade e sempre que posso leio as histórias dela, mesmo com esse final que eu não curti muito da saga das bruxas. Acho que ela soube fechar bem essa história, apesar de ter ficado longa demais e com personagens demais, ela cobriu todos os furos que nem eu tinha percebido. Ela criou um espírito muito esperto e vingativo. Um ser que destruiria todas as pessoas só para viver. 

  Por que eu não escolhi As Crônicas Vampirescas para um projeto desses? Porque a saga do Vampiro Lestat é muito longa, eu mesma ainda não terminei de ler e os livros dessa saga aqui no Brasil é muito caros. E alguns difíceis de achar. Sem contar que ela acabou de publicar mais um volume dessa saga e ninguém sabe quando a Editora Rocco o lançará aqui no Brasil. 

   Espero que vocês tenham acompanhado essa saga, e espero que vocês leiam. Talvez vocês amem os quatro livros inteiros. Eu sei que amei os dois primeiros e gostei dos dois últimos. Deem uma chance para essa escritora maravilhosa e vocês não se arrependeram. Lembrando que conforme leio As Crônicas Vampirescas, as resenhas serão postadas aqui. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário