quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Melhores leituras de 2016

   Sobre leituras eu não tenho do que reclamar esse ano, li tudo o que queria ter lido, não faço metas, detesto. É claro que li coisas muito ruins, mesmo, tanto que nem fiz resenhas para os piores livros. E li muitas coisas boas e fiz resenhas pra indicá-los pra vocês. Nessa postagem vou listar todas as melhores leituras do ano e falar um pouco do porque eu gostei tanto delas. 

01 - Duna - Frank Herbert.

Fotos dos Livros.


   Esse é o amorzinho da minha vida, não só o primeiro, mas os outros dois também. E falta mais três livros que compõe as crônicas de Duna, mas ainda não saíram. A editora Aleph, que publica esses livros aqui no Brasil, lançou metas de publicar o quarto livro esse ano de 2016 duas vezes, se não me engano, mas nada feito até agora. Dizem que 2017 publicarão, espero mesmo que o façam porque até agora eu não sei o que aconteceu com o  tipo de governo dos gêmeos. 
   Duna não é uma leitura fácil, é bem complexa. O primeiro livro, que é o que eu mais gosto, é bem difícil para entrarmos nesse mundo novo em que o autor nos joga. Todo o universo de Duna é diferente, o tipo de governo é outro, eles sofrem muito com a falta de água, existe bastante conspirações, a cultura nesse livro é muito marcante. Lembro que achei várias frases fortes e maravilhosas nesse primeiro volume. Amei os personagens, a história, tudo. Recomendo pra quem gosta de embarcar em novos horizontes e não tem medo de um vocabulário diferente. 


02 - Sandman: volume 01 (Edição Definitiva) - Neil Gaiman.



   Não tinha como não falar nessa HQ. Eu só quis ler porque toda a resenha que eu via as pessoas diziam que amavam, que era perfeita, e só elogios maravilhosos. De raiva, fui e li. E amei. Simples assim. Não tem como você não gostar da trama toda em que Neil Gaiman nos fala sobre Os Perpétuos. É diferente, os arcos narrativos são incríveis e só coisas boas. Ano que vêm a Panini vai relançar o volume 02 e 03. Aproveite e leiam. 


03 - Serial Killers: louco ou cruel? e Serial Killers: Made in Brazil - Ilana Casoy.



   Foram os melhores livros sobre esse tema que eu li. A Ilana sabe conduzir uma narrativa como ninguém. Ela não só nos fala sobre os crimes, como também nos mostra dados e fatos relevantes sobre eles. Não perca a oportunidade de embarcar nessa e a Editora Darkside, lançou agora em Dezembro o terceiro livro dessa escritora, o "Casos de Família".


04 - Os Frutos Dourados do Sol - Ray Bradbury.



   Pelo amor leiam esse livro! Os melhores contos que eu já li na minha vida estão todos lá. A narrativa de Ray Bradbury é maravilhosa. Os contos são curtinhos, mas mesmo assim eu me senti ligada com vários personagens. Tem um conto incrível sobre um homem que mata um conhecido e para escapar da polícia tenta eliminar qualquer vestígio que deixara dentro da casa. Conseguimos sentir a tensão naquele personagem conforme ele não se lembra se tocou em determinado ponto da parede, se deixou alguma marca em outro canto e por aí vai. Toda vez que me falam de contos, esse sempre me vem a cabeça.


05 - O Bebê de Rosemary - Ira Levin.



   Bom, nem vou falar muito porque ontem soltei uma resenha por aqui. É um livro tenso, dá muita raiva de alguns personagens várias vezes, a adaptação cinematográfica é muito boa, e eu só tenho elogios pra ele. Pelo menos no livro houve um vislumbre do bebê demônio.


06 - Ismália - Alphonsus de Guimaraens.



   O poema da minha vida; se vocês não sabiam disso, estão sabendo agora. Eu tenho esse poema inteiro decorado na ponta da língua. E a edição da Cosac Naify dessa obra é linda demais. As ilustrações tem tudo a ver com o poema. Se vocês não compraram, estão esperando o quê?


07 - Grandes Contos H.P. Lovecraft - Martin Claret. (Especialmente o conto: O medo à Espreita.)



   Eu li esse livro todo? Ainda não, estou lendo, por isso vou colocar aqui somente esse conto citado acima. Se houve uma pessoa que conseguia descrever o horror, essa pessoa é Lovecraft. A atmosfera na trama, os personagens bons e ruins, uma maldição que cercava uma família, muitos assassinatos de camponeses, e criaturas. Esse cara era incrível. Leiam, por favor.

08 - A Marca do Felino - Valerie Martin.



   Acho que esse foi um dos livros mais triste que eu li esse ano. A tristeza, a vida dura, companheiros errados das três personagens centrais do livro é intensa demais. Não tem como não gostar de alguma daquelas mulheres, não tem como não sofrer com elas. Procurem esse livro e embarquem na vida de Ellen, Camille e Elisabeth - a mulher gato de Saint Francisville.


Nenhum comentário:

Postar um comentário