domingo, 30 de junho de 2013

Alguém salve o mundo!



Autora: Ana Paula Damasceno de Aguiar

   Oi. Meu nome é Sarrah, tenho nove anos de idade. Moro aqui na África. Mamãe e papai se esforçam para nos dar o que comer. Mas eu acho que Deus nos esqueceu. Tenho mais quatro irmãos, o bebê está doente... ele tem fome!
   Eu não vou para a escola, eu trabalho lavando roupas no rio. Ganho algumas moedas, é pouco, mas ajuda na compra de comida. Água, falta muita água! Às vezes nem tomamos... é difícil tomarmos banho. Pois se tomarmos, podemos ficar até cinco dias sem água alguma.
   Lourrette, minha irmã mais velha, anda mais de sete quilômetros para pegar água, isso quando tem. Só que essa água não é transparente, há barro nela. Muitos torcem o nariz quando nos vêem tomando essa água. Mas ela é a única que nós temos!
   Vejo mamãe chorar todos os dias. Muitas vezes ela não come, para eu nós possamos comer. Uma refeição por dia. Às vezes nem isso! Eu choro também. Mas o que eu posso fazer? Eu queria trabalhar, para ganhar um monte de dinheiro para comprar comida e muita água. Água que não tenha cheiro. Água que não tenha cor.
   Nós não temos brinquedos. Os estrangeiros que vêm aqui acham que somos atrações para os divertir. Será por que somos negros? E pobres? É a cor que faz a pessoa?
   Apesar disso tudo, ontem eu sonhei que o mundo seria algum dia um lugar melhor.  Eu tinha muita comida no prato. O bebê não estava doente. Papai e mamãe sorriam. E eu sabia escrever, pois essa carta só foi possível graças a uma pessoa boa, que se importou com a gente, apesar de ser tão pobre quanto nós.

Com amor, Sarrah, para todo o mundo!

2 comentários:

  1. Tocante! ><
    O mundo precisa mesmo ser salvo, mas infelizmente, nós meros mortais, sozinhos, nao podemos fazer muito =\

    ResponderExcluir
  2. Verdade. Acredito que se ao menos as pessoas se conscientizasse disso, o mundo giraria de uma forma melhor. Mas é sim muito triste não podermos fazer praticamente nada.

    ResponderExcluir