Fotos do Livro.
Autor: Carl Sagan.
Tradutor: Donaldson M. Garschagen.
Tradutor: Donaldson M. Garschagen.
Editora: Companhia das Letras.
Ano: 2008.
" Contato com extraterrestres não é sinônimo de homenzinhos verdes desembarcando de um disco voador. É muito mais: sinais captados num radio-telescópio podem conter mensagens capazes de nos fazer repensar toda a nossa concepção da vida e do universo.
Esse é o ponto de partida de Carl Sagan, que aliando as tensões da melhor literatura ao conhecimento científico mais avançado, compõe um romance que pode provocar em nós todas as reações - menos a indiferença. Em Contato, o que está em jogo é o mundo tal como o conhecemos. Como quem faz uma aposta, Sagan nos convida a uma viagem assustadoramente fascinante pelo buraco negro que é a inteligência humana."
Resumo no Livro.
O que achei do Livro:
Sempre ouvi falar muito bem dos livros escritos por Carl Sagan, mas toda vez que ia comprar livros, o esquecia completamente. E só comprei dessa vez, porque na hora de fazer uma busca por livros de ficção científica, "Contato" estava em primeiro lugar. Pensei: "Por que não? Já estou enrolando para ler faz tempo." E comprei. Quando li, percebi a importância desse livro não só pra mim, mas para outras mulheres, principalmente mulheres que amam "ciência" e que querem seguir com a carreira profissional nesse setor. A importância de lermos um livro deste tipo tendo como protagonista uma mulher que conseguiu chegar tão longe profissionalmente, como a Ellie chegou, é um incentivo para jovens mulheres tentar conquistar seus próprios sonhos. Além de alertar sobre o machismo nesse tipo de ambiente e nos mostrar que quando acreditamos em algo, podemos sim conseguir conquistar qualquer coisa se formos fiéis a nós mesmos.
O começo da narrativa vai nos mostrar quem é Ellie Arroway através de vários vislumbres da vida dela desde a infância. Suas primeiras paixões, seu amor pelas estrelas, o fato dela gostar de consertar coisas, e principalmente seu amor pela matemática. Ellie se torna uma profissional reconhecida e sua maior curiosidade era saber se realmente existia alguma vida inteligente naquele universo imenso. Ela não tem medo de falar o que acha, de demostrar seus ideais e de correr atrás de qualquer projeto que lhe interessar. Mas o legal é que o autor não nos mostrou uma pessoa perfeita, Ellie tem defeitos e isso também fica evidente durante a história. Ela tem uma mãe doente que ela nunca visita, e outras coisas que ela mesma fala sobre si, mas isso é perto do final da história. E isso tudo faz Ellie ser além de brilhante, humana.
Um sinal é captado vindo do sistema de Vega, uma longa sequência de números primos começa a ser transmitida para o Planeta Terra. Ellie é designada para descobrir qual é a mensagem e de onde ela está sendo emitida. E esse é a pequena ponta de um iceberg na vida da doutora. Inúmeros profissionais trabalhando juntos, uma série de discussões religiosas, países formando alianças, uma suposta máquina para ser construída e várias informações científicas. Onde tudo isso irá levá-la?
O que eu mais gostei nesse livro é que nada ocorre de um dia para o outro, tudo é muito discutido, personagens acertam e erram na mesma proporção, a carga científica do livro é um pouco densa no começo, mas depois você vai tirar de letra. E depois desse livro você nunca mais vai pensar em "alienígenas" da mesma forma.
Recomendo a leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário