quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

A Tempestade + Projeto Literário: Penny Dreadful - Parte II

Fotos do Livro.


Autor: William Shakespeare.
Editora: L&PM POCKET.
Ano: 2014.
Tradução: Beatriz Viégas-Faria. 

" Última peça escrita por Shakespeare, A tempestade é uma história de vingança, é uma história de amor, é uma história de conspirações oportunistas, e é uma história que contrapõe a figura disforme, selvagem, pesada dos instintos animais que habitam o homem à figura etérea, incorpórea, espiritualizada de altas aspirações humanas, como o desejo de liberdade e a lealdade grata e servil. Uma Ilha é habitada por Próspero, Duque de Milão, mago de amplos poderes, e sua filha Miranda, que para lá foram levados à força, num ato de traição política. Próspero tem a seu serviço Caliban, um escravo em terra, homem adulto e disforme, e Ariel, o espírito servil e assexuado que pode se metamorfosear em ar, água ou fogo. Os poderes eruditos e mágicos de Próspero e Ariel combinam-se e, depois de criar um naufrágio, Próspero coloca na Ilha seus desafetos (no intuito de levá-los à insanidade mental) e um príncipe, noivo em potencial para a filha. Se o amor acontece entre os dois jovens, se a vingança de Próspero é bem-sucedida, se Caliban modifica-se quando conhece os poderes inebriantes do vinho numa cena cômica com outros dois bêbados, tudo isso Shakespeare nos revela no enredo desta que por muitos é considerada sua obra-prima - uma história de dor e reconciliação."
   Resumo no livro.



O que achei do Livro: 

   A história que eu mais gosto de Shakespeare ainda é "Sonhos de uma noite de verão", primeiramente preciso dizer isso. "A Tempestade" foi a que eu menos gostei, apesar de ter algumas cenas incríveis, como quando Caliban aparece pela primeira vez já esbravejando sua imensa raiva e desprezo por Próspero.  Ou quando Ariel, acredito que o "espírito" mais bondoso de toda essa trama, busca pela sua liberdade. E o sentimento mais humano quando nos descobrimos traídos e esmagados, que é a vingança. Vingança... um sentimento que destrói até o mais bondoso de todos os seres. É claro que temos aqui também aquele casal que se apaixona num passe de mágica. Traições políticas permeiam boa parte das páginas desse livrinho, além de isolamento, diversas magias, dor, mágoas e a arte de perdoar. 

   É uma boa história, só não foi minha favorita. Mas recomendo muito a leitura.


PROJETO LITERÁRIO: PENNY DREADFUL:

Fotos do Seriado: Penny Dreadful.


   Quem é Caliban no livro?

   Caliban é o filho de uma bruxa chamada Sicorax, uma bruxa muito poderosa e que fizera muitos malefícios na vida de dezenas de pessoas e seres. Expulsa da Argélia, acabou chegando na Ilha, grávida, e desse ser nasceu Caliban, uma criatura disforme. Caliban, na maior parte da história é sempre maltratado por Próspero, principalmente por causa de sua deformidade, é bastante comparado com peixes, principalmente o cheiro dele. E também é acusado na trama de tentar violentar Miranda, a filha de Próspero. Vive resmungando e jurando vingança, dizendo que ele era o verdadeiro Senhor da Ilha, mas quando trama uma cilada para Próspero, decide escalar outro homem para ser seu mestre. Sem contar que bêbado é um ser meio bobo. 



   Quem é Caliban no Seriado?

   Caliban no Seriado é o primogênito de Victor Frankenstein, a criatura sem nome, nasceu em dor e foi abandonado por ser imperfeito. Autodidata, aprendeu a amar poesia e a ansiar por amor. Mas é menosprezado por sua aparência, sendo espancado a troco de nada. Ao procurar seu criador, ele acaba conhecendo um senhor que trabalha em um teatro, um homem que não temeu encarar seu rosto e foi o primeiro a demonstrar bondade para com ele, oferecendo um emprego como "rato de teatro", um faz tudo. Ao perceber que o homem desfigurado a sua frente não tinha um nome, o chama de Caliban. E é por esse nome que a Criatura fica conhecida nos primeiros capítulos do seriado. 


  Acho que o nome se encaixou perfeitamente no personagem. E trouxe mais uma dose clássica para o seriado. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário