Foto do Livro + Meu Edgar e seu bichinho de estimação Nevermore by Leyla Buk.
Medo Clássico. (Vol. 01)
Editora: Darkside Books.
Ano: 2017.
" Edgar Allan Poe: Medo clássico - Volume 1
O mestre do terror ganha sua edição definitiva. Nunca mais
houve um autor como Edgar Allan Poe. Nunca mais haverá uma edição como esta.
Edgar Allan Poe: Medo Clássico é uma homenagem ao mestre da
literatura fantástica em todos os detalhes: da capa dura à tradução primorosa,
além das belíssimas xilogravuras do artista gráfico Ramon Rodrigues.
Pela primeira vez, os contos de Poe estão divididos por temas
que ajudam a visualizar a grandeza de sua obra: a morte, narradores homicidas,
mulheres etéreas, aventuras, além das histórias completas do detetive Auguste
Dupin, personagem que inspirou Sherlock Holmes.
Edgar Allan Poe: Medo Clássico apresenta ainda o poema
"O Corvo" na sua versão original em inglês e nas traduções para o
português de Machado Assis e de Fernando Pessoa, além do clássico ensaio sobre
o poema, "A filosofia da composição". O livro traz ainda o prefácio
do poeta francês Charles Baudelaire, admirador do autor e seu primeiro tradutor
na França."
Resumo do Livro em Sites de Compras.
O que eu achei do Livro:
Leio os contos escritos pelo Edgar há nos, desde que eu tinha apenas doze anos de idade. E o engraçado é que eu nunca enjoei de lê-los ou perdi o interesse pelo autor da obra. Esta edição não traz todos os contos ou poemas do autor, traz um conjunto deles separados por tema, por exemplo: há contos sobre narradores homicidas, mulheres etéreas, Detetive Dupin, entre outros, incluindo o poema O Corvo no original e mais duas traduções dele para o português. Essa edição também contém xilogravuras para cada conto, uma introdução pela própria editora, um texto sobre o autor por Charles Baudelaire e fotos no final do livro mostrando a casa onde Edgar residiu. Provavelmente a editora Darkside Books vai publicar um ou mais volumes para compôr a obra completa dele aqui no Brasil.
Como eu já conhecia os contos, nenhum foi uma surpresa para mim. Mas adorei revisitar tudo, só não vou fazer mini resenha aqui sobre eles porque são curtinhos a maioria e o legal é ler cada um deles de uma vez, sem saber do que se trata, esperando por surpresas a cada linha lida. Recomendo muito o livro, eu vou tentar comprar alguns livros sobre a obra do Edgar publicados por outras editoras para indicar para vocês aqui também.
Indicações de Filmes baseados na obra do Mestre:
Filme: Os Assassinos da Rua Morgue.
Direção: Jeannot Szwarc.
Ano: 1986.
Foto: Cena do Filme.
Esse filme não é muito fácil de se achar, mas quem encontrar é uma boa pedida. Ele foi baseado no conto "Os assassinatos na Rua Morgue", que nos relata uma investigação feita pelo detetive Dupin, um homem com a capacidade para o raciocínio acima da média. É claro que esse filme difere um pouco da obra em que foi baseado, já que Dupin, no filme, é um investigador aposentado rabugento, com uma filha que está noiva de um sujeito detestável, e com um sobrinho que o idolatra. Os crimes e a investigação feita por Dupin e seu "ajudante" é bem próxima do que foi relatado no conto e é bem legal assistir isso. Imaginar "aquele" assassino específico fica bem mais real no filme. Recomendo.
Filme: O Corvo.
Direção: James McTeigue.
Ano: 2012.
Foto: Cena do Filme.
Esse filme nos traz Edgar Allan Poe, com vício em bebida e muito apaixonado por uma mulher, que é impossível para ele. Edgar está com dificuldade de publicar seus contos nos jornais e a coisa piora quando um assassino comete crimes inspirado pelos seus contos. O que parecia loucura fica ainda pior quando o assassino rapta a mulher por quem ele tem adoração.
Achei esse filme bem legal e recomendo muito.
Vincent Price:
Filme: O Corvo.
Direção: Roger Corman.
Ano: 1963.
Foto: Cena do Filme.
É claro que eu não podia deixar de citar aqui algum filme baseado numa obra do mestre sem falar em Vincent Price. Vincent é famoso por ter interpretado inúmeros filmes de horror / terror, boa parte inspirado nas obras de Edgar Allan Poe. É claro que esse filme em questão aqui é aquela típica comédia de horror baseado no poema "O Corvo". Só que esse bichinho, que bate no umbral da janela, é capaz de falar mais do que "Nunca Mais", e é um conhecido do Dr. Erasmus, Vincent Price, que acabou sendo transformado em um corvo. E tudo isso só piora quando Erasmus decide combater o inimigo, Dr. Scarabus, principalmente por ter roubado sua amada Lenore.
É claro que esse é só um dos filmes que eu gosto e que teve a atuação do Vincent Price, tem outros filmes baseados na obra de Edgar.
Espero que vocês tenham gostado e que leiam, assistam e curtam muito essas indicações. Ler os contos de Edgar Allan Poe sempre vale a pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário