Foto do Livro.
Autor: Pierre Boulle.
Editora: Aleph.
Ano: 2015.
"Em um futuro não muito distante, três astronautas pousam em um planeta bastante parecido com a Terra, repleto de florestas luxuriantes e com clima ameno e ar perfeitamente respirável. Mas esse lugar - um pretenso paraíso - não é o que parece. Em pouco tempo, os desbravadores do espaço descobrem a terrível verdade: nesse mundo, seus pares humanos não passam de bestas selvagens a serviço da espécie dominante... os macacos."
Resumo no Livro.
O que achei do Livro:
Fazia muito tempo que eu queria ler esse livro. Principalmente depois de ver a maioria dos filmes. Eu admito que tenho medo daquilo tudo que ocorre com os humanos naquele planeta. E que àquele final do filme me apavorou até a raiz dos cabelos.
Primeiro que a história começa com um casal que está em férias e viajando à bordo de uma nave. Até aí nada de estranho. Tudo está indo bem, até eles localizarem um objeto vindo em direção a nave. Eles se locomovem e consegue tirar esse "objeto" do espaço e trazer para dentro. E o que seria esse objeto? Um manuscrito numa garrafa. Isso mesmo. Estranho pra caramba, não? O mais estranho é quando eles começam a ler o que está escrito, que é uma espécie de relato de um repórter sobre o que ocorreu em um determinado planeta. Uma espécie de aviso para os humanos.
Nesse manuscrito temos a história de três astronautas e um macaquinho que embarcam em uma missão para estudar um astro. Chegando lá, o que demorou uns dois anos para eles, os astronautas localizaram mais alguns "planetas". Um deles parecia muito similar a Terra e eles decidem "dar uma olhada". Esse maldito termo sempre me causa arrepios, pois significa que a pessoa vai se ferrar.
Chegando nesse planeta os três percebem que algo está errado ali. As pessoas se comportam como animais. Esses humanos não se comportam como seres pensantes, eles andam nus e não falam. E um deles até matou o macaquinho num acesso de raiva. Eles não admitem que esses três usem roupas, destroem a cápsula que eles usaram para ir até o planeta, e leva-os para uma espécie de "abrigo". (Não preciso dizer o quanto isso tudo é muito estranho e que eu teria corrido pra minha maldita nave e caído fora bem rápido, né?)
Mas o pior, meus amigos, não é isso! O pior é quando eles se deparam com macacos vestidos como homens, falando e pensando e vivendo em sociedade. E caçando humanos. - Bate até uma dor no coração - E é muito estranho, sabe. Enquanto vamos lendo esse relato, bate tantos sentimentos que fica difícil viu! Principalmente na cena em que o repórter Ulysse, que foi considerado um animal como qualquer outro, vai até um laboratório para ver os testes que eram feitos em humanos. Essa cena é horrorosa demais. Mas fica aquilo né: Fazemos isso com outros animais, o tempo todo, por que ficamos tão indignados quando imaginamos humanos sendo usados como cobaias?
É uma história forte. Com aquele final de chorar e partir o coração.
Mas o mais legal da história é quando casam o começo com o final. Genial.
Foto do Livro.
P.S.: Esse livro é uma edição linda e contém além da história: uma nota à edição brasileira, uma entrevista feita com o autor, fala um pouco da vida dele também e tem um posfácio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário