domingo, 1 de maio de 2016

O Iluminado

Foto do Livro.


Autor: Stephen King.
Editora: Objetiva / Suma de Letras.
Ano: 2012.

"Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma benção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do Hotel Overlook.
   Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeira. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny se livrar das convulsões que assustam a família. 
   Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo se esqueceu de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimentos e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer à disseminação do mal."
   Resumo no Livro.

O que achei do Livro: 

   Não é um dos meus livros favoritos do King. Achei um terror/horror bem fraco. O meu livro favorito ainda continua sendo "Desespero", e posso dizer que com essa história eu me arrepiei. Fiquei com medo e se acontecesse alguma coisa numa avenida 50, eu não sairia do carro por nada no Mundo. 
   Danny é um garotinho bem esperto. Ele ouve pensamentos e "lê" sensações das pessoas e de lugares. Ele tem visões do que pode ser o futuro. E isso tudo com apenas 5 anos. Então ele não se surpreende muito com a maldade naquelas paredes do grandioso hotel Overlook, porque antes o amigo imaginário dele, o Tony, já havia lhe mostrado coisas ruins referentes ao hotel em visões. Mas como ele sendo apenas um garotinho não poderia falar sobre isso com os pais, ele apenas segue o curso que já estava previsto para acontecer. O pai precisava do emprego, e a mãe precisava confiar novamente no marido. Ou seja, você sabe que está indo para uma armadilha, mas não pode evitá-la. 
   Essa "maldade" que está por todo o Overlook é de pessoas que morreram lá ou que tiveram sentimentos muito forte nesse lugar. E fica mais forte no período do inverno, que é quando o Hotel chega para hóspedes. Permanecendo somente o caseiro e a família dele. O que essa maldade faz? Intensifica todas as emoções das pessoas. Principalmente daquele que é considerado fraco. Uma vez que se alastra pela mente do indivíduo se intensifica, até transformar uma pessoa pacífica num homicida. Ou seja se alastra pelo pai do menininho, o Jack. Faz com que ele sinta necessidade de bebida. E faz ele desconfiar da própria família. 
    Agora em pleno inverno, com o marido possuído pela "entidade do Overlook", só resta a Wendy proteger a si mesma e ao filho pequeno. E tentar escapar do domínio do hotel. 
    Tem bastante cena horrorosa, como a mulher no quarto 217. Que ugh! E a festa do Baile de Máscaras que ocorre sempre depois das 18h. 
   Uma boa história, mas nada tão chocante. Existe um filme baseado no livro e a continuação desse livro foi lançada aqui a pouco tempo. Eu ainda não li. 


 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário