quarta-feira, 24 de maio de 2017

Carmilla: A vampira de Karnstein + Dica de Filme:

Fotos do Livro.


Autor: Sheridan Le Fanu.
Tradução: José Roberto O´Shea. 
Introdução: Alexander M. da Silva.
Editora: Hedra.
Ano: 2010.

" Publicado originalmente na revista Dark Blue, em forma de folhetim, de 1871 a 1872, Carmilla é uma das mais célebres histórias de vampiro da língua inglesa e a primeira protagonizada por uma vampira. A densa atmosfera gótica dessa novela e o erotismo subjacente marcaram época e influenciaram toda a literatura vampírica posterior, sendo considerada a principal fonte de inspiração para o Drácula de Bram Stoker. A maestria de Le Fanu na reelaboração do mito, com base em suas pesquisas da tradição folclórica do leste europeu, fizeram de Carmilla uma das novelas góticas de horror mais populares do século XIX. O leitor conta neste volume com a primeira tradução integral e anotada, além de uma alentada introdução que revela não apenas a gênese desta obra mas as origens do vampiro na cultura popular e seus desdobramentos como personagem literária."
   Resumo no Livro.

O que achei do Livro:

   Bom, eu sempre ouvi falar sobre Carmilla, a vampira que consegue se transformar em um gato e que é lésbica. Mas eu nunca tinha lido o livro, há alguns meses eu assisti ao filme "The Vampire Lovers", primeiro filme de uma Trilogia baseada nesse romance de Le Fanu, produzida pela Hammer. Gostei muito do filme, principalmente porque eu gosto da atriz Ingrid Pitt, que interpreta a jovem vampira Carmilla. Por ficar curiosa sobre essa história comprei o livro e confesso que gostei bastante, principalmente porque contém uma introdução maravilhosa sobre a obra na primeira parte do livro. 



   Quem nos conta a história de Carmilla é uma mulher que sobreviveu as investidas dessa vampira, e que vai nos relatar como tudo se sucedeu durante esse tempo em que ela, seu pai e suas "tutoras" viveram com uma bela e estranha jovem mulher por algum tempo enquanto a mãe da mesma resolve um problema em algum lugar desconhecido por eles. 

   A jovem Laura e seu pai esperavam pela visita do general Spielsdorf e de sua sobrinha, mademoiselle Rheinfeldt para passar uma temporada com eles. Mas uma tragédia acontece e a jovem sobrinha morre de maneira estranha, e o general fica destroçado já que considerava-a como uma filha querida. Laura fica triste já que não teria ninguém para dividir seus dias com uma amiga, e uma tristeza imensa povoa toda a família naquele casarão imenso. E continuaria assim se uma estranha cena não acontecesse: uma carruagem estava sendo guiada velozmente por cavalos muito assutados. O pior acontece e a carruagem tomba num trecho da estrada, deixando todos muito assustados com essa tragédia. Enquanto alguns homens tentam controlar os cavalos, uma senhora e uma jovem em estado de choque conseguem sair de dentro da carruagem. O pai de Laura está prestando apoio as vítimas, e para a sua surpresa a mulher mais velha pede que eles abriguem a jovem em sua casa, porque ela precisaria seguir viagem já que se tratava de um assunto de vida ou morte. E com o desastre que havia acontecido ela não podia levá-la consigo. Laura implora ao pai para que a deixe cuidar da moça, já que ela parecia bem necessitada disso. E assim ela também teria companhia durante um tempo. 

   A jovem chamada Carmilla, além de ser de saúde "frágil" como sugeriu sua mãe, tinha também alguns hábitos estranhos, como: não conseguir dormir se não pudesse trancar a porta de seu quarto, ou de dizer frases apaixonadas para Laura sempre que podia. Frases estranhas. Além de mudar de humor drasticamente e às vezes por motivos bobos. Essas duas moças terão uma amizade bem peculiar; e com mortes de jovens mulheres ocorrendo no vilarejo próximo, uma aura de medo começa a rondar essa família.

   Gostei muito dessa história, amei todas as notas, eu não esperava que houvesse nenhuma, já que é uma edição de bolso. Tem muita coisa na história da Carmilla que lembra alguns momentos em Drácula, vemos aqui uma fonte de inspiração para a história do Conde. Principalmente a caçada a "tumba" de Carmilla para destruí-la, lembra muito quando os homens se reúnem para emboscar Lucy em Drácula. Recomendo a leitura, é um livro rápido de ler e você pode levá-lo pra onde quiser porque é pequeno e leve.  

DICA DE FILME:

Filme: The Vampire Lovers.
Direção: Roy Ward Baker.
Ano: 1970.

Foto: Cena do Filme.


   Considero esse filme particularmente bem fiel à obra, com aquele jeitão da Hammer fazer. Temos nesse filme a história de Carmilla, sem deixar de lado o erotismo presente nessa personagem. O filme 2 e 3 eu ainda não assisti, mas se for tão bem feito quanto o primeiro recomendo que assistam também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário