quarta-feira, 24 de maio de 2017

As Crônicas Marcianas

Fotos do Livro.


Autor: Ray Bradbury.
Tradução: Ana Ban.
Editora: Globo.
Ano: 2006.

" Publicado em 1954, As Crônicas Marcianas é uma antevisão crítica dos paradoxos do velho desejo humano de conquistar o espaço. Depois que Marte é subjugado e colonizado, passamos a conhecer nossas limitações para a dominação do outro - os marcianos -, e a repetição problemática de nossas próprias contradições."
   Resumo no Livro.



O que eu achei do Livro:

   Gosto muito do jeito que Ray Bradbury escrevia, ele consegue ser engraçado sem forçar a barra, e as histórias dele são maravilhosas. Eu gostei muito dos contos contidos em "Os frutos dourados do sol", e amei muito também essas crônicas sobre Marte. Alguns eu gostei mais, outros menos, mas não achei nenhum ruim. Não vejo a hora de ler mais algum livro dele. Não assisti nenhum filme baseado nessa obra, mas caso eu assista conto tudo pra vocês por aqui.

   Vamos acompanhar desde a primeira excursão para Marte até sua completa colonização, o que equivale os anos de 1999 até 2026. Tudo de uma forma cronológica. É claro que os habitantes desse planeta conseguem se livrar dos primeiros foguetes, mas conforme as coisas dão errado para os terrestres, mais eles se empenham em descobrir um meio de fincar raízes lá. Há também nesse livro muita crítica, não só a sociedade, mas também a forma de governo. E vocês vão amar, ou não. Eu amei. 

   Um dos "contos" mais fofinhos e tristes pra caramba do livro está bem no começo e chama-se "Ylla", temos nesse conto um casal de marcianos, que já tem aquele tipo de casamento desgastado, além de que o homem nessa relação acha que somente ele pode ter direito a tudo, sua esposa que tem que viver para ele. E quando ela começa a se distrair falando sobre um homem de aparência estranha que vinha visitá-la em um foguete, seu marido arma uma emboscada para acabar com a felicidade dela.

   Um "conto" divertido e também assustador é "Os homens da Terra", quando a segunda expedição de homens vindos da Terra chega a Marte, eles se deparam com o desdém da população. Ninguém está comemorando como eles achavam que iam, e na verdade as pessoas nem estão dispostas a recebê-los com a pompa que eles acham que merecem. 

   Outro maravilhoso é "A Terceira Expedição", dessa vez os homens da Terra se deparam com uma cidadezinha bem americana situada em Marte, mas isso era impossível, já que eles não haviam fixado residência ali. Na verdade as outras expedições falharam totalmente. O que seria aquele lugar? Uma volta ao passado? Teriam voltado pra Terra sem perceber?

  Agora a minha favorita é "Usher II", quando li o nome desse conto já pensei em Poe, e devo confessar pra vocês que não estava nada errada sobre isso. Um homem estranho vindo da Terra pede que construam para si uma casa igual a descrita no conto de Edgar Allan Poe, só que em Marte. Ele queria tudo, até aquela atmosfera sombria que envolvia o local. Gastando milhões de dólares esse homem consegue essa proeza, mas ele agora terá que convencer o governo a não destruí-la já que tudo o que é baseado em literatura é proibido desde que queimaram os livros na Terra. 
   Essa história é maravilhosa, e coloca vários contos de Edgar tudo reunido em um único e degradado lugar. Recomendo muito. 

   E tem muito mais. Leiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário