sábado, 17 de setembro de 2016

O Muro

Fotos da HQ.


Fraipont & Bailly.
Editora: Nemo.
Ano: 2016.

"O Muro é uma história poética, forte e pungente, desfiada por um desenho frio como o toque de um bisturi, que arrasta o leitor pelos caminhos, obscuros de uma adolescência problemática ao som do punk rock. Estamos em 1988. Numa monótona cidadezinha do interior belga, Rosie, uma menina de 13 anos, se vê entregue à própria sorte: sua mãe fugiu com outro homem numa aventura amorosa, e seu pai vive mergulhado no trabalho. Roída por uma rotina morna e vazia, Rosie fica completamente desorientada. Assiste, impotente, à transformação de sua personalidade, ora apavorada, ora determinada, diante da melancolia que a invade e traça os contornos de sua nova vida."
  Resumo na HQ.



O que achei da HQ:

   Simplesmente amei muito essa história. É tocante e muito triste. Há alguns quadros sem falas, mas que só de observar os desenhos entendemos o sentimento que ela está passando. Existe todo um amadurecimento da personagem principal. Uma preocupação em passar o que ela está fazendo e o porque está fazendo; porque se sentia daquele jeito e o que ela podia fazer para melhorar. 

   Rosie é uma garota incrível, mas que está passando por uma fase complicada: sua mãe resolveu fugir numa aventura amorosa e sequer pensou na filha de 13 anos que tinha. Uma garota que precisava dela, principalmente nessa fase de pré-adolescência para a adolescência, que já é difícil e que precisa de uma orientação. E além de perder a mãe, ela tem um pai ausente. Ele viaja sempre e a deixa sozinha em casa. Ou seja, Rosie não come direito, fuma, começa a beber, não tem amigos e infelizmente começa a ficar muito deprimida. É bem perceptível essa tristeza nela. A dor que ela sente é muito forte. E é nesse momento de fragilidade que ela conhece o Jô, o que vai rechear a trama de punk rock. 

   Recomendo muito. ^~

Nenhum comentário:

Postar um comentário