Fotos do Livro.
Autora: Anne Rice.
Volume dois das Crônicas Vampirescas.
Editora: Marco Zero.
Ano: A primeira edição deste livro no Brasil foi publicada em Junho de 1989.
Neste segundo volume das Crônicas, Anne Rice nos apresenta o vampiro Lestat. O vampiro rebelde que já conhecemos através do livro "Entrevista com o Vampiro". Mas desta vez é ele que pára para nos contar toda a sua história, não só sobre a sua vida humana, mas também tudo pelo que passou ao ser transformado em vampiro. Toda a dor, perda e solidão que enfrentou até criar Louis e Cláudia para confortar sua alma angustiada.
***
Lestat desperta do sono em que estava em meio a terra por causa de uma banda de rock de garagem chamada "A Noite de Satã". Aquela música tortuosa e estranha que no início ele não compreende, acaba penetrando em todo o seu ser. Ele queria conhecer aqueles mortais. Melhor! Ele queria estar ali cantando junto daquela banda. Como se fossem todos iguais. No início foi difícil sair da terra e caçar um mortal para alimentar-se, por isso começou a atrair animais de pequeno porte para si. E quando conseguiu roubar roupas e se aventurar naquele mundo estranho lá fora, não o entendeu. Tudo parecia tão errado! Mulheres mostrando bastante partes do próprio corpo, motocicletas, comida diversas, músicas, tudo era irreal para ele. Principalmente aquela banda de rock. E por isso ele se sentia atraído por ela. E não demorou muito para que ele se sentisse confortável em se apresentar àqueles três mortais: Alex, Larry e Biscoito Doce.
Lestat não soube o que mais o assustou ao quebrar as regras e contar aqueles mortais sobre seu segredo: se foi eles reconhecerem seu nome ou o livro intitulado: "Entrevista com o Vampiro". Louis ousara contar tudo sobre os vampiros descaradamente desse jeito? O doce e correto Louis? Pois se foi assim, ele faria pior: lançaria uma biografia sobre sua vida. E ainda tornaria aquela banda, agora intitulada: "O Vampiro Lestat" famosa em todos os cantos do mundo. Quebraria todas as regras, afinal ele era muito bom nisso.
A EDUCAÇÃO E AS AVENTURAS DO VAMPIRO LESTAT NA JUVENTUDE
Nesta parte do livro iniciamos a história de Lestat. Ele era filho caçula de um marquês em Auvergne na França, o que lhe garantia nada: nem terras, nem títulos, nada. Lestat sempre seria aquele agregado. O pior não era saber disso, o pior era saber que a riqueza de sua família se dissipara há tempos e que todos, mesmo o hostilizando, dependiam dele para sobreviver. Sentia-se sozinho e sem perspectiva nenhuma de vida. E aos vinte e um anos de idade, durante um inverno rigoroso, deixou o castelo para caçar e matar uma alcateia de cinco lobos. Parece uma tarefa impossível para um jovem rapaz? Sim, mas não para Lestat. Ele precisava acabar com aquela ameaça ou os aldeões nunca o deixariam em paz. E assim, acompanhado de sua égua e dos seus cães, ele foi ao encontro das feras. Mataria um por um. E assim ele o fez. Perdeu sua égua, seus cães e foi ferido, mas acabou com todos os lobos, não cinco, mas oito lobos famintos.
Ao voltar para casa e contar aquela história incrível para sua família foi desprezado por seu irmão mais velho e seu pai. A única que parecia entender todas as suas emoções era sua mãe. Do jeito silencioso dela, mas que sempre arrumava algo para que ele fosse feliz. Mas depois daquela matança, Lestat sentia-se bastante angustiado. Aquela não era a vida que ele queria. Desejava outra coisa. Algo vivo e alegre. Não a monotonia que estava condenado a viver naquele castelo. E ele continuaria ali: sujo dos sangues dos lobos, barbudo e com os olhos tristes, se sua mãe não obrigasse-o a receber os presentes que os aldeões trouxeram para ele. E foi assim que ele conheceu Nicolas, um rebelde violinista.
Nicolas e Lestat, duas criaturas impossíveis, logo se tornaram amigos. Bebiam, dançavam, imaginavam a vida que teriam em Paris e fazia o que eles mais gostavam de fazer sozinhos: conversavam sobre tudo. Nenhum tema era proibido, falavam durante horas e muitas vezes de maneira apaixonada. E quanto mais conversavam, mais queriam partir, mesmo se fosse para morrer de fome nas sarjetas imundas de Paris. O lugar dos sonhos mais incríveis de Lestat.
Lestat ficou obcecado com a ideia de mortalidade quando descobriu que sua mãe estava morrendo. Ele não podia imaginá-la assim. Não a sua mãe. E sabendo da vida que ele teria no caso de sua morte, a mãe de Lestat lhe entregou jóias e dinheiro para que ele e Nicolas fugissem para Paris. E é isso que eles fazem. Ao chegar lá, Nicolas começou tocando violino em um teatro e Lestat trabalhando como um faz tudo lá, até que alguém percebesse o talento que o mesmo tinha para atuar. E foi num dia de relativa sorte que o belo rapaz louro se torna Lelio, um jovem amante apaixonado, para um público de verdade pela primeira vez. E não só foi bem na atuação, como também as pessoas o adoraram.
Mesmo Nicolas sempre sendo cínico sobre tudo, principalmente sobre a bondade e a beleza que Lestat via em todas as coisas, o jovem rapaz estava feliz. Ganhava seu próprio dinheiro, tinha amigos e um público real quase todos os dias. E sempre podia ouvir as belas melodias de Nicki. Isso era maravilhoso até que um dia ele percebe um rosto inexpressivo na platéia. Parecia uma máscara e sempre o seguia com os olhos. Esse rosto passa a assombrá-lo todas as noites no teatro. Um rosto que parecia saber sobre os lobos que ele matara. Mas isso era impossível! Estavam longe demais de sua cidadezinha! E numa noite, quando Nicki dormia a seu lado, Lestat foi raptado por um vampiro.
E isso é apenas o começo de uma saga repleta de conflitos, amores, paixões, maldições e amizades. Em mais 400 páginas, Anne Rice nos conduz durante as noites tortuosas desse belo vampiro. Um ser que precisa amar e ser amado na mesma proporção. E que sente que seu caminho sempre acaba conduzindo-o a solidão absoluta. A única coisa que ele não pode suportar.
P.S.: O legal desse volume é que aqui percebemos um outro lado daquele vampiro maldoso do livro Entrevista com o Vampiro. O eterno mentor e amor de Louis. O criador de Cláudia. E a cada página que lemos conhecemos um pouco sobre várias partes do mundo e sobre cada criatura da noite que vive nela. Prepare-se para o primeiro vampiro rockstar da literatura fantástica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário