Foto do Livro.
Autor: Stephen King.
Editora: Objetiva / Suma de Letras.
Ano: 2012.
"Era um dia como outro qualquer em Chester´s Mill, no Maine. Subitamente, a cidade é isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando - ou se - ela irá desaparecer.
Dale Barbara, veterano de guerra do Iraque, se une a um grupo de moradores da cidade para manter a situação sob controle. A força de oposição é representada por Big Jim Rennie, um político que está disposto a tudo - até matar - para continuar no poder, e seu filho, que guarda a sete chaves um horrível segredo.
Mas essa não é a única preocupação dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva. Sob a Redoma é um thriller arrebatador e uma inquietante reflexão sobre nossa própria potencialidade para o bem e o mal."
Resumo no Livro.
O que eu achei do Livro:
Ah... meus amigos, eu sofri junto com as personagens a cada página. Esse livro é enorme, mas eu o li em 4 dias de tão apreensiva para saber o final daquela confusão toda.
Primeiro que quando caí a redoma, que é tipo barreira transparente elétrica, um pá de pessoas morrem. Um avião bate na redoma e explode, matando duas pessoas. Muitos animais são cortados ao meio. Carros batem e pássaros chovem do céu, Uma das cenas mais angustiantes nessa hora é a de uma mulher trabalhando no jardim, quando ela estica a mão para tocar alguma flor, a redoma caí e decepa a mão dela. Sem contar que o coitado do Barbie (Dale Barbara) estava pra fugir da cidade por causa de uma confusão o envolvendo e não consegue. E cara, toda vez que eu penso nisso percebo o quanto ele foi azarado.
Segundo: O segundo vereador Big Jim é um cara sem escrúpulo algum. Aqueles que a gente chama na cara dura de um maldito filho da puta. Ele não procura saber o que causou aquele isolamento e como consertar isso. Tudo o que ele quer é poder. Ele almeja governar a cidade e controlar tudo e todos. Por isso ele mata, rouba, coagi e passa por cima de todas as leis. Tornando-se um maldito ditador. Quando o presidente dos EUA coloca o coronel Barbara para tomar conta da crise na cidade, Big Jim faz de tudo para prejudicar o rapaz, além de inventar um monte de crimes e aprisioná-lo. O que ele planeja com isso? Que todos percebam que ninguém pode mais do que ele. E que ninguém conseguirá tirá-lo do poder. E como fazer isso? Executando Barbie no pelotão de fuzilamento. E descobrindo quem está do lado daquele melequento coronel. Ou seja, meus amigos, boa parte de tudo de ruim que ocorre na cidade tem o dedo podre do segundo vereador no meio.
Terceiro: A Julia é a melhor. Ela é jornalista e dona do Democrata, o jornal da cidade. É uma personagem forte e decidida que sabe o poder que a palavra tem. Julia não tem medo de expor o lado podre da cidade e nem tem medo de se colocar ao lado de Barbara. Quando Big Jim manda queimar o seu jornal como retaliação, ela pega os últimos exemplares que estava no carro e saí pregando em alguns postes na cidade, para mostrar que não se calaria.
Quarto: Dale Barbara toma sempre boas atitudes e consegue até que se safar de bastante coisa. Mas como ele tinha um trauma do seu passado no Iraque, o que sentimos é que ele nunca se preocupa mesmo em fugir ou escapar das acusações do vereador e de algumas pessoas. Sabia que era necessário, mas teve dificuldades de realmente exercer esse poder com as pessoas. Já Rusty, que por ironia do destino se viu como médico da cidade não tem medo de ir até as autoridades e perguntar como ousaram roubar o gás do hospital. Não tem medo de ir atrás de uma caixa cheia de radiação para tentar quebrar a redoma. E se coloca do lado de Barbie, mesmo quando sua mulher não tem tanta certeza disso.
Quinto: As crianças são maravilhosas. Principalmente o trio: Joe, Benny e Norrie, que além de skatistas habilidosos, são muito espertos. Eles que acham a caixa de radiação e tem os planos mais incríveis para tentar libertar a cidade. Sem as crianças eles estariam perdidos.
Sexto: Esta história é completa, então vocês vão encontrar de tudo: assassinatos, suicídios, tortura, drogas, estrupo, coerção, religião, abuso de poder, fantasia, horror, seres de outro espaço, amizade, amor e finalmente esperança.
Sétimo e último e não menos importante: Nos últimos meses foi o melhor livro que já li. Muito bem escrito. Com personagens marcantes e cheio de mensagens importantes, acho que para todo mundo. Existe a série de tv mas eu nunca vi. Principalmente porque li algumas coisas e achei muito diferente um do outro. Mas acho legal se alguém quiser assistir e checar por si mesmo.
Boa Leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário